[Co5aijfsm-Com-saude] Relatoria Pesquisa 05/01

Joana Veras verasjoana em yahoo.com.br
Segunda Janeiro 10 11:46:10 BRST 2005


Oi Ruben,
Muito valiosas tuas sugestões. Quanto aos materiais, utilizaremos os incluídos no nosso orçamento do projeto enviado ao ministério, que contemplam muito do que colocaste. 
Em princípio utilizaremos um questionário com perguntas fechadas e abertas que serão aplicados pelos voluntários no corpo a corpo com os acampados, como deves ter visto em mails anteriores, já foi elaborado um modelo provisório que está sendo revisado. Esses dados serão analisados quantitativamente e qualitativamente. 
Metodologia, amostra, representatividade, realização de grupos, tradução são questões que o grupo tem levantado. Vamos conversar com a professora Neusa Guareschi da PUC. Farei uma chamada especial sobre esse encontro aqui na lista. Seria bom se puderes participar da nossa reunião na quarta, pois poderíamos trocar com mais calmas algumas informações.
Abraços, 
Joana

Ruben de Souza Menezes <rsm em via-rs.net> wrote:
Ao pessoal da pesquisa (Ane, Vinicius, Marcelle, Joana, Luís, Cathana et al):
 
    No sábado foi informado na reunião que os materiais para o acampamento precisam ser solicitados até hoje. Não serão mais incluídos materiais depois desta data.
    Então, é importante incluir os materiais necessários para a (s) pesquisa (s).
 
    PONTOS A CONSIDERAR
1.    Com a redução no número de bairros - de 60 bairros, passaram para 20 - vai haver uma maior facilidade para a realização de pesquisas, pois a base de amostragem, caso se queira utilizar esta metodologia de tipo epidemiológico-comunitário, diminuiu para 20..
    Porém, mesmo que se pesquise os 20 bairros, isto não garante a fidedignidade. Basta, por exemplo, que haja um bairro "internacional" concentrando vários países, e outros somente "brasileiros", para se ter um viés.
 
    A pesquisa que planejam irá ser aplicada em todos os bairros?
    Se buscará, por outro lado, atingir os países participantes?
 
2. O GT de pesquisa pode se articular com outras pesquisas que possam vir a ser feitas para unir esforços. 
 
    Vocês tem como conseguir listagem das atividades inscritas como pesquisas? 
    Eu mesmo vou conduzir uma pesquisa, chamada de "Estudo para um Plebiscito Internacional", que está ligada ao "Projeto Banco de Dados da Humanidade". Esta pesquisa vai acontecer em todo o fórum, inclusive no acampamento, se for possível. Será uma pesquisa quantitativa / epidemiológica, que é a minha área. 
 

    Podemos combinar pontos em comum.
 
3. Definir logo método de coleta de dados é fundamental:
    - Vai utilizar questionários escritos, preenchidos pelos acampados? 
         - se usados questionários - podem ser aplicados pelo pesquisador, ou auto-aplicados (o que facilita muito)
    - Vai ser com questionário + entrevista? 
    - Vai ser só entrevista? 
            Gravada, filmada? Vão utilizar métodos de análise de conteúdo?
    - Vai ter apoio de computação na coleta de dados - exemplo - terminais de pesquisa 
    - qual será o número de pesquisandos total que querem atingir ?
 

4. Deve haver um espaço específico para a atividade de pesquisa
    Assim como há o espaço CHE, acampadinhos, etc, ao menos uma sala deve ser especificamente destinada a reunir tanto os materiais como as pessoas que estarão pesquisando. Esta sala deverá ter alguma segurança, pois materiais de pesquisa incluem computadores, impressoras, questionários, gravadores, enfim.
 
 
    ASSIM, EM FUNÇÃO DA NECESSIDADE URGENTE DE OBTER OS MATERIAIS PARA VIABILIZAR O TRABALHO, 
    LISTO ALGUNS POSSÍVEIS MATERIAIS (NEM SEMPRE LEMBRADOS)
 
    LISTA DE MATERIAIS
 
    1. Para qualquer pesquisa: 
    Geral: 
- Base de informática
        - microcomputadores - pelo menos 2 fixos e um móvel (notebook)
        - gravador de CD/DVD 
        - Hub - para ligar em rede
        - uma impressora
 
- Organização e arquivo dos DADOS 
    - um ou dois arquivos metálicos pasta suspensa 
    - pastas suspensas para guardar 
    - etiquetas
    - pelo menos 2 computadores em rede para a digitação de dados 

 
    2. Pesquisa qualitativa:
    - gravadores 
    - fitas cassete
    - filmadoras
    - cameras digitais
    - pranchetas
 
    3. Pesquisa quantitativa 
 
    Questionários 
    Preparação 
- em quantas línguas será traduzido? 
- design 
- diagramação 
- digitação
 
    Coleta de dados:
- Folhas de papel                                                                                              quantidade:            
- lápis, caneta
- pranchetas
 
 
OUTRAS QUESTÕES
- Definir população-alvo
        - Somente acampados? Acampados + participantes fórum social?
- o que define se uma pesquisa é qualitativa ou quantitativa não é somente o tipo de pergunta, mas a forma de se analisar as perguntas que se faz, bem como as dimensões da pesquisa (qualitativas não precisam ser tão grandes como quantitativas, etc).
    
--------------------------------
    Sobre a pesquisa que iremos conduzir:  
    Na semana passada estive reunido com o Goldim, que coordena a área de ética em pesquisa do HCPA e ele mesmo um pesquisador desta área. Falamos sobre a pesquisa no fórum social.  
    Conversamos sobre a pesquisa, ela será assim:
- um questionário de 1 de folha A4, traduzido ao menos para inglês, espanhol e francês
- abrangência: 11 áreas temáticas + acampamento da juventude
- 5000 a 10000 questionários auto-aplicáveis 
- base de pesquisa e informática: será localizada no estande "Espaço de Saúde Mental", composto por 3 entidades da área
- os pesquisadores usarão camisetas com o logo do projeto e das entidades apoiadoras
 
    Por ora, era isto,
    Como estamos articulando estas intervenções da saúde mental, estou com dificuldades para participar das reuniões, vamos nos falando por email.
        Cordial abraço,
            Ruben Menezes
 
 
----Mensagem Original----- 

De: Joana Veras 
Para: Comissão-Saúde do Comitê Organizador do 5º Acampamento Intercontinental da Juventude do FSM2005 
Enviada em: Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2005 08:53
Assunto: [Co5aijfsm-Com-saude] Relatoria Pesquisa 05/01



Comissão de Saúde

GT Pesquisa



Relatoria reunião 05/01/05



Integrantes: Vinicius, Marcelle, Joana, Luís, Cathana




   Pesquisa qualitativa: sugestão de trocar grupos operativos por plenárias ou assembléias para que o processo não seja tão conduzido por nós. Auxílio do vídeo nesse processo. 




   Sugestão de inserir questão sobre a presença dos acampados nos acampamentos anteriores 




   Fazer contato com professores da PUC (Neusa, Pedrinho) – Jô se encarregará 




   Sugestão de que os chezinhos possam ser pontos de referência para a pesquisa e que os voluntários se dividam entre eles, sendo cada um (ou um grupo) responsável (eis) por sua região para o trabalho de campo. 




   Fica a responsabilidade de pensarmos a utilização e o destino que daremos aos dados coletados. 




   PRÓXIMA REUNIÃO: QUARTA 12/01/05, ÀS 19HS NO IAB 





Pauta para próxima reunião:


   Tradução e impressão do questionário 




   Contatos com professores da puc 




   Revisão do questionário 




   Pesquisa qualitativa 




   amostra 







---------------------------------
Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador do Yahoo! agora. 

---------------------------------


_______________________________________________
Co5aijfsm-gt-saude mailing list
Co5aijfsm-gt-saude em listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/co5aijfsm-gt-saude
_______________________________________________
Co5aijfsm-gt-saude mailing list
Co5aijfsm-gt-saude em listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/co5aijfsm-gt-saude

__________________________________________________
Converse com seus amigos em tempo real com o Yahoo! Messenger 
http://br.download.yahoo.com/messenger/ 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.softwarelivre.org/pipermail/co5aijfsm-gt-saude/attachments/20050110/3357d6b8/attachment.htm


Mais detalhes sobre a lista de discussão Co5aijfsm-gt-saude