[Cisl-comunidade] RES: Adesão ao uso suíte de escritório livre

Ranerio Francisco de Mello Vieira ranerio.vieira em mj.gov.br
Quinta Abril 18 13:40:48 BRT 2013


Até onde vai o meu entendimento , a e-ping obriga a utilizar padrão ODF  http://eping.governoeletronico.gov.br/#s8.2

A norma é que a eping deve ser seguida pelos entes da adm pública federal, conforme IN 04/2010 MPOG, as soluções devem estar aderentes à e-ping. Mas quando se vê que as próprias exportações de dados dos sistemas estruturantes do governo federal são realizadas em formato proprietário (vide SIAFI Gerencial). Já trabalhei em um órgão que não tinha licenciamento Microsoft e precisava da ferramenta Excel para trabalhar com os dados do SIAFI e não funcionava com a planilha eletrônica open-source.

Acho uma grande perda de tempo essa conversa de formato aberto e e-ping, pois se os sistemas estruturantes não aderem a esse padrão para intercâmbio de informação, para que criar subsistemas que utilizem os formatos da e-ping se não vão se comunicar com os sistemas estruturantes, vai mandar para onde esses dados?

Abs.


Ranerio Francisco Mello Vieira
Analista em TI - MPOG
CGTI/SPOA/SE/MJ
Telefone: (61) 2025-9419



De: cisl-comunidade-bounces em listas.softwarelivre.org [mailto:cisl-comunidade-bounces em listas.softwarelivre.org] Em nome de Felipe Braga
Enviada em: quinta-feira, 18 de abril de 2013 10:30
Para: cisl
Assunto: Re: [Cisl-comunidade] Adesão ao uso suíte de escritório livre


Também queria saber isso: existe algo que obrigue, legalmente, qualquer órgão do governo federal à usar ODF? (se não, acho que deveria existir)
Em 18/04/2013 10:24, "Gustavo Lima" <gustavo.lima em conab.gov.br<mailto:gustavo.lima em conab.gov.br>> escreveu:
Prezados,

Encontrei no www.softwarelivre.gov.br<http://www.softwarelivre.gov.br> um levantamente que mostra quais os órgãos da administração pública federal estão utilizando suíte de escritório livre. Sei também que este levantamento precisa ser atualizado e que esta é uma das ações do planejamento do CISL, haja vista que a Caixa retrocedeu em sua adoção porém consta no levantamento como utilizadora.

Infelizmente não foi possível participar do planejamento e o estudando posteriormente não encontrei nenhuma iniciativa que pretenda regulamentar e exigir, ao menos no âmbito da APF, o uso do padrão ODF de arquivos, principalmente quando se fala de intercâmbio de documentos entre entes públicos ou sua disponibilização à sociedade.

Sendo assim pergunto, existe alguma iniciativa para criar um normativo que determine à APF que utilize documentos em padrão aberto, isto é, ODF?

Na oportunidade coloco mais uma vez a experiência da Conab em software livre à disposição caso algum órgão esteja interessado.

Um abraço,

Gustavo Lima



_______________________________________________
Cisl-comunidade mailing list
Cisl-comunidade em listas.softwarelivre.org<mailto:Cisl-comunidade em listas.softwarelivre.org>
http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/cisl-comunidade
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20130418/c20922bf/attachment-0001.html>


More information about the Cisl-comunidade mailing list