[Cisl-comunidade] Software BPMN

Carlos Ricardo Machado Oliveira carlos-ricardo.oliveira em serpro.gov.br
Terça Abril 1 19:19:41 BRT 2014


em tempo

Há exemplos de órgãos e empresas publicas usando os 4 primeiros exemplos(bonita, alfresco, oryx, jBPM). Posso citar com certeza petrobras e serpro. Seguramente há outros

Machado

-- 

carlos-ricardo.oliveira at serpro.gov.br

SERPRO



On Apr 1, 2014 7:17:30 PM, Carlos Ricardo Machado Oliveira wrote:
> Oi, Thiago!
> 
> Da forma que escreveste, suponho que estão desenhando os fluxos numa ferramenta e farão a "automação" em outra. Seguirei o email nessa suposição.
> 
> Bem, há algumas várias opções com licenças livres dignas de nota.
> 
> - Activiti
> - Bonita BPM
> - jBPM
> - Oryx
> 
> E ainda[1]
> 
> - Yaoqiang
> - RunaWFE
> - Camunda
> - Modelio
> 
> As 3 ultimas eu nao tenho experiencia hands on (embora também nao seja nenhum expert nas demais).
> 
> Activiti e Bonita BPM combinam modelagem, automação e outros serviços em plataformas consideralvemnte estaveis, populares e conhecidas. Ambas tem tido evolução razoavelmente constante nos ultimos anos.
> jBPM é hoje um projeto totalmente integrado ao application server JBOSS da redhat e comunidade associada. É uma ferramenta tipicamente para integradores e provavelmente a melhor opção para integrar o que tenhas desenhado a algum outro meio de workflow já existente e consolidado na organização. Se esse tal sistema hipotetico já for algum tipo de Servlet* java moderno (>= JEE6), tanto mais facil de integrar.
> oryx está citado mais por justiça historica pois ele é essencialmente um projeto livre de um modelador(sem qualquer tipo deautomação) com atividades de desenvolvimento muito pequenas(talvez nulas) nos ultimos anos. Porém é provavelmente o code base utilizado por praticamente todos os outros modeladores livres. Dele, espero, os demais herdaram a preocupação de serem fieis a notação e formato de arquivo padrão.
>  
> Eu gostaria muito de conhecer mais o RUnaWFE e o Camunda, mas me afastei do tema BPM já faz alguns anos. Talvez alguem na lista tenha algo a reportar. 
> 
> Dicas valiosas:
> - atente ao quao aderente (compliant) a ferramenta escolhida é a alguma versão do padrão BPMN(1.0, 1.1, 1.2, 2.x)
> - atente ao quão essa versão BPMN atende as necessidades de sua organização
> - usar uma ferramenta para modelar e outra para rodar os fluxos pode se revelar uma dor de cabeça se as ferramentas trabalharem com versões diferentes de BPMN e, particularmente, se adotarem extensões e outras "melhorias" próprias.
> - a pratica de adicionar "melhorias" aa notação adotada é comumente vista para forçar o usuario a utilizar outras ferramentas da pilha de software oferecida pela empresa ou serviços ligados a ela. FUJA DISSO :) 
> - estejam atentos à sindrome do gigantismo que nos leva a comprar um Avião A380 para transportar uma caixa de sapatos. A tentação de entregar-se a todas as funcionalidades maravilhosas listadas pelas ferramentas é sedutora, mas pode revelar-se traiçoeira caso a organização nao tenha um plano de trabalhar com processos bem pensado e executado... particularmente com o corpo funcional treinado. 
> 
> 
> Em resumo: da uma chance ao Activiti/Alfresco e ao Bonita.
> 
> Encaminharei vossa mensagem aos maiores especialistas no assunto que conheço. 
> 
> 
> Atenciosamente
> 
> Machado
> -- 
> carlos-ricardo.oliveira at serpro.gov.br
> SERPRO
> 
> p.s.: como disse no corpo da mensagem, faz algum tempo que não trabalho diretamente com ferramentas para BPM. Minha visão pode estar um pouco desatualizada. Certamente, a sabedoria coletiva da lista vai apontar os erros com presteza. 
> 
> 
> 
> [1] Segundo a wikipedia: > http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_Business_Process_Modeling_Notation_tools
> * permitam a "licença poética"
> 
> 
> 
> 
> On Apr 1, 2014 6:06:00 PM, Thiago Mendonça de Souza wrote:
> 
>     Pessoal,
> 
>      
> 
>     Alguém conhece alguma solução livre a qual através do mapeamento de um fluxo utilizando-se BPMN a ferramenta seja capaz de me gerar um sistemas de workflow.
> 
>     Conheço soluções pagas no mercado como o Bizagi, o Orquestra da empresa Cryo...
> 
>     Gostaria de saber se existe alguma solução livre nessa linha e que esteja sendo utilizada por algum órgão público.
> 
>      
> 
>     Atenciosamente,
> 
>      
> 
>     Thiago Mendonça de Souza
> 
>     Coordenador Geral de Tecnologia da Informação – CGTI
> 
>     Ministério do Esporte
> 
>     Fone: 061 3217-1971 ou 3217-1839
> 
>     > www.esporte.gov.br
> 
>      
> 
>     cid:image003.jpg at 01CBD410.76AD8680
> 
>      
>     O conteúdo dessa mensagem é confidencial, destina-se estritamente à(s) pessoa(s) acima referida(s) e é legalmente protegido. A retransmissão, divulgação, cópia ou outro uso desta comunicação por pessoas ou entidades, que não sejam o(s) destinatário(s), constitui obtenção de dados por meio ilícito e configura ofensa ao Art. 5°, inciso XII, da Constituição Federal. Caso esta mensagem tenha sido recebida por engano, por favor, inutilize-a e, se possível avise ao remetente por e-mail.
> 
>     _______________________________________________
> 
> 
>     Portal do CISL: > www.softwarelivre.gov.br
>     _______________________________________________
>     Cisl-comunidade mailing list
>     > Cisl-comunidade at listas.softwarelivre.org
>     > http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/cisl-comunidade
> 



-


"Esta mensagem do SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), empresa pública federal regida pelo disposto na Lei Federal nº 5.615, é enviada exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco."

"This message from SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) -- a government company established under Brazilian law (5.615/70) -- is directed exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If you're not the addressee, please send it back, elucidating the failure."
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20140401/2dcbf800/attachment-0001.html>


More information about the Cisl-comunidade mailing list