[Cisl-comunidade] RES: Software BPMN

Carlos Ricardo Machado Oliveira carlos-ricardo.oliveira em serpro.gov.br
Quarta Abril 2 13:48:54 BRT 2014

Olá Thiago e demais,

Acredito que existam "third parties"(plugins, extensios, addons) do intalio que sejam livres, mas o produto Intalio em si não é livre, como a licença abaixo ilustra.

Mesmo que fosse, não listei o Intalio pois ele é um dos casos que tinha em mente em que é uma dor de cabeça para interoperar com outras ferramentas (livres ou nao). Dessa forma, adotar a communnity edition do Intalio acaba levando o usuario a um lock-in que eventualmente resulta na compra do A380 enterprise edition.

Em tempo: nao estou querendo dizer que ter versẽos enterprise seja inaceitavel em hipótese alguma. Varios Software Livres tem modelos de negócio que combina mais de um licenciamento ou mais de uma forma de distribuição de fontes e binarios: RHEL, Pentaho, MySQL, e outros exemplos...

Mesmo o Bonita citado por mim anteriormente oferece opções de serviços pagos. Só estou chamando a atenção para o fato que há softwares (Intalio nao é o unico) que tem comunidade ativa de colaboradores em volta, tem versoes "gratuitas" disponivel para uso, é possivel ver o codigo fonte(de acordo com regras proprias definidas em agreements restritivos) mas ainda assim não são software livre por não seguir as 4 liberdades.

Seja como for, a adoção de ferramentas de BPM numa organização de médio ou grande porte certamente não será decidida a partir da opinião do primeiro consultor, do primeiro venderor ou do primeiro entusiasta que aparecer :) uma escolha criteriosa, espero, pode reduzir as opções para as que forem aplicáveis ao M.Esporte.   Nesse tema, sugiro contatar os parceiros que tem adotado soluções livres conforme originalmente pedistes que listássemos (serpro, petrobras, caixa... outros).

Vida longa e próspera!

Machado

--

carlos-ricardo.oliveira at serpro.gov.br

SERPRO

On Apr 2, 2014 11:55:00 AM, Marisa Rublescki Silveira wrote:
> [...]

> "
>
> Atenciosamente
> --
> Marisa Rublescki Silveira
> SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados

  °v°   > > Valdir Barbosa > >
 /(_)\  > > Suporte e Migração para Software Livre

Atenciosamente.

Coordenador de Filial

GITEC/FL Fone > > > > (48) 4009-0303

"As novas opiniões são sempre suspeitas e geralmente opostas, por nenhum outro motivo além do fato de ainda não serem comuns."

"Seja legal, use Software Livre"

"Think big, do it now"> > > >

cisl-comunidade-bounces at listas.softwarelivre.org> > > >  [> > > > mailto:cisl-comunidade-bounces at listas.softwarelivre.org> > > > ]

 outro uso desta comunicação por pessoas ou entidades, que não sejam o(s) destinatário(s), constitui obtenção de dados por meio ilícito e configura ofensa ao Art. 5°, inciso XII, da Constituição Federal. Caso esta mensagem tenha sido recebida por engano, por
 favor, inutilize-a e, se possível avise ao remetente por e-mail.> > > >