[Cisl-comunidade] CEF e Micro$oft

Érico Henrique Guimarães ericohg em correios.com.br
Terça Fevereiro 4 17:17:36 BRST 2014

Prezados,

De tanto que insisti, finalmente consegui acessar o site da CEF. Eis o passo-a-passo a partir de uma estação Ubuntu 13.10, kernel 3.11.0-15, oracle-java8 atualizado ontem, firefox 26.

  1.  Abra um chamado na Ouvidoria e esvazie o seu fígado. Guarde o protocolo. Serve para palpites em apostas na zooteca carioca;
  2.  Reclame com o seu gerente. Explique-lhe que a emissão de uma nova senha de nada adiantou. Ouça com resignação ah...É porque é Linux;
  3.  Tente umas 7 vezes (7 é  um número da cabala) falar com 3004-1104. Não se desespere ao ouvir a robô dizendo: No momento todos os nossos operadores estão ocupados;
  4.  Espere geral ir embora. Apele para um desktop. Do estagiário com W7 (encontra-se a rodo em qualquer empresa pública). Evite a estação de algum chefe para não encherem a por(*)*&*&% do seu saco se amanhã o computador dele não funcionar porque você usa linux;
  5.  Faça login com suas credenciais no AD (queriam o quê, LDAP?);
  6.  Abra o IE (08, o único já que no Mozilla deu pau). Instale o módulo de segurança da consultoria GAS, feito para IE. Cadastre-se novamente. ao final do processo o site é finalmente acessado;
  7.  Chore ao ver seu saldo. Um misto de alegria pelo acesso e tristeza pelo valor;
  8.  No dia seguinte, não tente acessar pela manhã. Vá almoçar. Se encontrar com o (mui)amigo gerente da CEF durante o almoço, reaja com silêncio a provocação de fala aê, linuxman. Conseguiu resolver?
  9.  Pelo Firefox, acesse o site. Marque a versão anterior. Informe as credenciais usadas na máquina W7. E finalmente você irá se livrar do erro CM12, helpdesk, ouvidoria, W7 e etc..ao conseguir acessar a sua conta.

Além do fato que os serviços de TIC providos pelo Governo com os nossos impostos continuam orientados a SWP, pelo menos em estações de trabalho, seguem algumas observações:

  1.  O fato de ter sido feito o registro do meu usuário e senha novamente pelo IE em uma estação W7 foi importante para comprovar que o acesso a minha conta NÃO estava bloqueado, como foi sugerido pela equipe da agência da CEF. Se foi decisivo, se ele colocou um flag na minha conta ou sei lá o quê não posso afirmar;

  1.  O Firefox não reclamou do certificado quando o acesso foi feito com a marcação da versão anterior. Por isso a aba certificados, tanto a autoridade quanto servidores estavam vazias.
  2.  Quando o acesso foi feito pela versão atual, com sucesso também, o site reclamou e tive que confirmar o certificado, muito embora o applet java exiba mensagem de que o certificado é inválido.
  3.  Somente um certificado (ICP-BRASIL->INTERNETBANKINGPF.CAIXA.GOV.BR) foi registrado sob a aba servidores.
  4.  Preencher o aplicativo java ControlPanel (/etc/alternatives) com as URLs não me pareceu relevante para o Firefox. Com ou sem o preenchimento, o site da CEF foi acessado com sucesso, inclusive dando um boot no equipamento e limpeza de cache, histórico, senhas e etc....
  5.  Por mais paradoxal que pareça, a mensagem de Falha na execução da biblioteca nativa ou ambiente não suportado (aliás, de uma clareza profunda) no nosso caso foi relevante e decisiva para que o acesso pudesse ser feito pois sempre quando funcionou no Linux o site da CEF esta mensagem aparecia. Logo, se der esta falha, vai funcionar..Vai entender...

Não tentei no Opera ou Chrome. Farei alguns testes e retornarei ao tema.

attn