[Cisl-comunidade] Windows 9 de Graça???

Rafael Raposo raposo em softwarelivre.ufrj.br
Terça Janeiro 14 20:02:31 BRST 2014

Eu sempre bato na questão quando falo de Software Livre na UFRJ que o
preço não é a diferença entre Software Livre e proprietário e nem a
questão principal, até porque é muito comum a Microsoft nos oferecer a
famigerada "Academic License" onde os softwares são oferecidos
gratuitamente a alunos e servidores. A Microsoft quer mudar seu modelo
de negócio, pra gente não vai mudar muita coisa.

João, a questão do Stallman é justamente o contrário. Ele criou a "Free
Software Foundation", que é uma organização política pelos direitos da
liberdade do usuário de software e afins. Ele não aceita o outro termo,
o "Open Source". Este termo foi criado por uma organização com fins
comerciais (não sei se esse é o melhor termo), chamada "Open Source
Initiative", que vê o Software Livre como um modelo de negócios melhor
que o do software proprietário, mas aceita a existência deste, deixando
a "livre concorrência" decidir o que é melhor, visão completamente
rechaçada pela FSF. Esse é o principal motivo dos conflitos entre o
Stallman (FSF) e o Linus Torvalds (OSI), embora sempre deem mais
destaque aquela questão do Linux ou GNU/Linux. Não a toa o Linus chiou
muito com o lançamento da GPLv3, pois este atende aos interesses
políticos da FSF em garantir que o software continue livre, mas não
atende aos interesses comerciais por trás do próprio desenvolvimento do
kernel Linux.

Abs,

Rafael Raposo
Técnico de Tecnologia da Informação - SegTIC/UFRJ
(21) 2598-1945 - softwarelivre.ufrj.br
raposo em riseup.net (XMPP/Jabber)