[Cisl-comunidade] CEF e Micro$oft

Rafael Lins Fernandes rafael.fernandes em serpro.gov.br
Quarta Janeiro 29 16:02:21 BRST 2014

É uma pena mesmo. Eu não uso CEF, mas justamente esta semana passada instalei no computador da minha mãe uma distro linux. E ela me pediu para ajudar no acesso ao BB e CEF.

Não consegui realizar o acesso na CEF, mesmo depois de todo aquele tortuoso procedimento de atualização do java e de tentar instalar os certificados digitais do site, pra garantir. Desisti de tentar quando li no site

https://internetbanking.caixa.gov.br/siwinstatic/htm/saibaMaisCadMaq/saibaMaisCompleto.htm

que nos pre-requisitos de sistema... só tinha Windows! Como foi exposto em e-mails anteriores.

Achei que tinha entendido errado, é um absurdo eu ser obrigado a usar um sistema em específico. E além disso, para os novos usuários, fica a impressão de que Linux é difícil, não amigável, não funciona...

--

 Atenciosamente,  Rafael Lins Fernandes
SERPRO   - Serviço Federal de Processamento de Dados - COGTI/CICIN

Em 29/01/2014 10:44:18, JALPITA_GMail escreveu:

    > Péssimo exemplo e falta de competência.

      Todo órgão/empresa que atende ao público tem que fazer sistemas
      multiplataforma, ao mesmo tempo. Não é fazer para o Window$ e
      depois para outros SO.

      Caso de polícia e defesa do consumidor.

      Jefferson

      Em 29-01-2014 09:19, Cleuton Sampaio de Melo Jr escreveu:

> [...]
      é uma vergonha!

      Todo software de uso público, especialmente os produzidos por
      Empresas Públicas, deveria ser multiplataforma. Até pouco tempo
      atrás, o IRPF só podia ser declarado em computadores com Windows!

      Acho que é caso de polícia e até de direito do consumidor. Talvez,
      o Ministério Público devesse ser acionado, para se pronunciar
      sobre o assunto.

      Um banco público não pode tomar esse tipo de atitude.

        Cleuton Sampaio, Analista. M.Sc., PMP, SCEA

        SERPRO / SUPST / STDAI

        #21 7802 / (21) 3509-7802

        "Felizes aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e
        superstições", Sidarta Gautama, o Buda.

      Em 28/01/2014 15:21:53, Emmanuel Nazareno de Lima Ferro escreveu:
> [...]
        como empresas públicas ignoram solenemente as políticas de TI do
        Governo Federal. > > >  > > > Alguém aqui sabe que pode ser feito
        para poder acessar uma conta da CEF em um SO que não pegue
        vírus?

          -------------

          3. Posso utilizar essa ferramenta em qualquer computador?

        Não. Por enquanto, só poderão ser cadastrados os computadores
        que tiverem as seguintes configurações:

                  (Versão)> > >

        Em breve o Banking colocará o Adicional de Segurança à
        disposição para todos os computadores, independente de sua
        configuração.

          --

          “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá
          acompanhado." (provérbio africano)

          Emmanuel Ferro

          SERPRO - Escritório São Luís

          SUPOP/OPFLA/OPSLS

          Comitê Regional de Software Livre

          -

          "Esta mensagem do SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS
          (SERPRO), empresa pública federal regida pelo disposto na Lei
          Federal nº 5.615, é enviada exclusivamente a seu destinatário
          e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo
          profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita
          o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente,
          queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o
          equívoco."

          "This message from SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS
          (SERPRO) -- a government company established under Brazilian
          law (5.615/70) -- is directed exclusively to its addressee and
          may contain confidential data, protected under professional
          secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject
          the transgressor to the law's penalties. If you're not the
          addressee, please send it back, elucidating the failure."

        -