[Cisl-comunidade] Site da Caixa / SL e dinheiro / SL e o Estado Brasileiro

Cleuton Sampaio de Melo Jr cleuton.melo em serpro.gov.br
Sexta Janeiro 31 08:00:28 BRST 2014

Interessante o post do Marcos Vinicius Linhares. Realmente, faz todo sentido. Afinal, a decisão de usar SL altera o impacto no TCO, com o qual, o suporte e a sustentação do uso de qualquer software estão relacionados.

Porém, em minha palestra recente "Uso de software livre em ambiente corporativo" (gravação disponível AQUI e slides AQUI) ministrada aqui, através do CISL, eu abordei exatamente a questão da mudança de postura das empresas, na questão do uso do SL.

O uso de SL (Software Livre) ou SP (Software Proprietário) é uma decisão que deve ser embasada por critérios sólidos, que podem ser resumidos em:

– Políticos;
– Econômicos (TCO);
– De Transparência;
– De Interoperabilidade;
– De Funcionalidade.

Não se trata apenas de economizar o custo da licença (ou do suporte pago), pois é uma decisão multicritério e com efeitos a curto, médio e longo prazos.

Ao usar SP, você aceita um "compromisso" com a empresa fornecedora. Dependendo da abrangência e do tipo de software, este compromisso pode até gerar uma dependência estratégica com o Fornecedor, talvez, até com implicações diplomáticas. É o caso de softwares de uso militar ou de inteligência, que podem exigir o aval do Governo do país que abriga a empresa produtora. Bem, mas pensando "pé no chão", mesmo o uso de um software mais comum, como de automação de escritório, gera um compromisso longo.

Tanto no caso de SP como no de SL, você deve investir em capacitação das pessoas, seja como S&S (Suporte e Sustentação), ou como usuárias. Logo, não há diferença significativa.

Muitos gestores alegam que, por possuir contrato, o SP tem um suporte mais confiável, sendo mais adequado às grandes corporações e às operações de missão crítica, enquanto que o SL depende de apoio comunitário.

Para mim, isso quer dizer simplesmente: "Vamos confiar nossa vida ao fornecedor XPTO, que é camarada, e seguir em frente".

Eu acho que o uso de software livre representa maior segurança e estabilidade para as empresas, pois, saberão exatamente o que existe no código fonte, ou seja, O QUE está sendo feito e COMO. Além disso, elas têm a chance de influenciar o destino do software, propondo sugestões, como todos os usuários, ou mesmo criar uma versão para uso próprio. Significa liberdade para seguir com sua estratégia empresarial, independentemente de ter que contar com fornecedores.

A grande diferença entre usar SP e SL é que você deve participar, contribuir e retribuir à comunidade que criou e mantém o SL. Porém, em troca disso, você se beneficia com transparência, padronização e liberdade.

Nestes tempos, em que a espionagem dos Governos se confunde com as das empresas multinacionais, o que é melhor? Em quem devemos confiar?

E, para quem vende o argumento de que SP é melhor que SL porque tem contrato, vou lembrar que esse "contrato" não é um seguro! Não te protege contra a venda do Fornecedor para o concorrente da sua empresa, por exemplo... Não te protege contra falência, ou mesmo contra incompetência ou displicência dos fornecedores, além de amarrar sua estratégia empresarial à empresa Fornecedora.

Independentemente do que eu penso, o que o Marcus disse está certíssimo:

"Como a maioria dos gestores não dura este tempo e no Brasil se governa para 4 anos a decisão muitas vezes é baseada na relação custo/benefício imediato e neste quesito o SwP acaba ganhando espaço"

Isso é o que esses milhares de cursos de MBA vende por aí... Gestão por Resultados! É o imediatismo misturado com a má interpretação do Pragmatismo, somada com algumas planilhas e gráficos (Aliás, eu sempre preguei que cursos de pós graduação deveriam ser apenas stricto sensu...)

Só para provar o quão equivocada é a "Gestão por Resultados", vale lembrar que o objetivo de uma empresa privada é aumentar a riqueza dos acionistas (só isso), o que só é possível com crescimento sustentável, que só pode ser proporcionado com uma estratégia empresarial bem sucedida, que, finalmente, só é possível implementar com transparência, segurança, liberdade de escolha e independência.

Diante disso, eu pergunto: o uso de Software Proprietário proporciona isso?

Esse negócio de colocar a empresa "refém" de terceiros, só para gerar resultados rápidos, acaba diminuindo seu valor de mercado, afetando a riqueza dos acionistas. E, no caso de empresas públicas, aumenta a dívida do Governo. É o que acontece, quando decidimos usar SP em missões críticas ou estratégicas para a Empresa.

Para mim, software corporativo, de uso em missão crítica ou de aplicação estratégica deve ser baseado em software livre! Isto proporciona transparência e segurança para a Empresa e para seus acionistas.

Só que, o uso de Software Livre não pode ser pensando como "free lunch" (almoço grátis). Todos os dias, milhares de pessoas usam seu tempo livre para desenvolver, documentar ou implementar correções em software livre no mundo inteiro. E o fazem sem ganhar dinheiro em troca, mas pelo prazer e oportunidade de criar algo útil para outras pessoas. É um grande esforço, para que você possa usar o LibreOffice, o Gimp, o Linux (qualquer distro) etc.

E você, que usa essas ferramentas, o que dá em troca?

Muita gente diz "Ah, mas eu não sou programador", bem, existem várias formas de contribuir e retribuir, por exemplo, se você sabe usar um determinado software, assine a lista de usuários e ajude a tirar dúvidas, ou se ofereça para testar novas versões. Não dói.

Se nós podemos fazer isso como pessoas, imagine o que as Empresas podem fazer?

Em resumo: As empresas podem e devem usar SL, desde que tomem essa decisão com base em mais de um critério, e estejam dispostas a participar também. Os benefícios são muitos, indo muito além do custo de licença.

--
Cleuton Sampaio, Analista. M.Sc., PMP, SCEA

SERPRO / SUPST / STDAI

#21 7802 / (21) 3509-7802

"Felizes aqueles cujo conhecimento é livre de ilusões e superstições", Sidarta Gautama, o Buda.

Em 30/01/2014 15:28:54, MARCOS VINICIUS LINHARES escreveu:

Caros,

> [...]
>
> Cordialmente,

> Marcos Vinicius Linhares

> Analista de Sistemas - Setor de Infraestrutura de TIC - SEINFRA

> Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação - SETIC

> Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
>
> Em 30/01/2014 às 11:28 horas, "Julio Cezar Neves" <julio.neves em serpro.gov.br> escreveu:> > Olá André,> > o que citei sobre dinheiro x SwL é uma gozação, para amenizar a realidade.  Mas mãos da Clarice, p.ex., isso não era verdade, mas a grana mudou de mãos e ...

Julio

DIRET/DP/DPRJO

(21) 2159-4861

(21) 8704-2702

MENSAGEM ENVIADA VIA EXPRESSO/SERPRO

Julio

DIRET/DP/DPRJO

(21) 2159-4861

(21) 8704-2702

MENSAGEM ENVIADA VIA EXPRESSO/SERPRO

CEAGO/COTSC/COSTE
and CEO of IBM, observed: 'I came to see, in my time at IBM that culture
 isn?t just one aspect of the game; it *IS* the game.'