[Cisl-comunidade] TÁ NA HORA DE TER UMA LAVA BITS / consegi

Ana Maria Amorim ana.amorim em serpro.gov.br
Sexta Agosto 28 11:42:28 BRT 2015

Vamos ter CONSEGI
Preciso que vocês assumam pelo menos uma trilha bem robusta: palestras e oficinas.
Abraço,

--

                          Ana Maria Amorim

                                     COORDENADORA GERAL
PROSPECÇÃO E NEGÓCIO
SERVIÇO DE PROCESSAMENTO DE DADOS
              ana.amorim at serpro.gov.br
5521 999244085
5521 21593300/3307

Em 28/08/2015 10:46:31, Felipe Braga escreveu:
> ... e, infelizmente, muito Oracle no SERPRO...>

    Bom dia!

    Nós aqui na Conab fizemos grande esforço no sentido da adoção de
    softwares livres e de código aberto, esforço que se iniciou em 2003
    com o planejamento (escolha da plataforma, estabelecimento de
    critérios para adoção de software, prospecções, justificativas). Os
    frutos começaram a ser colhidos já em 2004 e ao final de 2007
    estimou-se a economia de R$ 10 milhões. No período seguinte, de 2008
    a 2013, a economia superou 58 milhões de reais. É evidente, ao meu
    ver, que a economia, embora relevante, não seja o benefício mais
    importante, pois acredito que a segurança, portabilidade,
    estabilidade, independência, liberdade de escolha, disponibilidade e
    velocidade de correção sejam características muito mais importantes
    e estão fortemente presentes nos softwares livres de código aberto.

    Com todas essas importantes características presentes é
    incompreensível sob os pontos de vista técnico, econômico, ético e
    moral que tenhamos que assistir o descaso que a grande maioria dos
    órgãos públicos faz ao não fazer uso forte da imensa gama de
    software livre disponível ou de software público .

    Os gestores públicos que não admitem adotar software livre e de
    código aberto, ao meu ver, não deveriam estar ocupando os cargos que
    ocupam, pois é seu dever zelar pela coisa pública.

    O pior de tudo que o fato de muitos órgãos não adotarem, por
    exemplo, uma suíte de automação de escritório livre, provoca
    retrocesso nos órgãos que a adotam e que interfaceiam com estes
    órgãos arredios. É o que vem acontecendo com a Conab nesse quesito,
    pois muitos usuários alegam que recebem de outros órgãos documentos
    em formato proprietário e quando vão utilizá-los na suíte livre se
    deparam com desformatação, aí justificam precisar da suíte
    proprietária. Por aí vê-se que a responsabilidade do gestor
    ultrapassa em muito as fronteiras do seu órgão, atingindo, certa e
    diretamente, outros órgãos e a sociedade como um todo que se vê
    obrigada a adquirir o software proprietário para abrir os documentos
    disponibilizados nos portais públicos ou cair na ilegalidade de
    utilizar sem licenciamento.

    Nesse diapasão, é inconcebível que os órgãos de controle não adotem
    e não auditem a si próprios e aos outros órgãos nesse quesito e
    também não teçam recomendações. Todavia, como um órgão de controle
    pode recomendar tal prática se ele mesmo não está aderente aos
    princípios que a norteiam? Lembro-me que há alguns anos, enquanto a
    Conab estava no meio do processo de migração de MS-Office para o
    OpenOffice (hoje utilizamos o LibreOffice), o TCU promovia em toda a
    sua casa o "MS-Office Day". Aí fica difícil!!!

    Então, concluindo, falta uma série de ações coordenadas a partir da
    decisão das esferas mais altas do poder público, de forma
    contundente, definitiva e obrigatória.

    Não precisamos mais de discurso, precisamos de ações com
    estabelecimento de prazos para suas conclusões.

    Estamos falando de mais de uma década, não dá pra ficar repetindo a
    mesma ladainha. Estou cansado de assistir a falta de compromisso da
    maioria dos gestores públicos e nenhuma reação daqueles que têm o
    poder da caneta!

      wrote:

> [...]
        da de 10 ou 15 anos atrás, o que passa longe de ser real (mas o
        que a imprensa hegemônica tenta fazer a população acreditar
        todos os dias :/)> > > >
        Mercado de Notícias", de 2014 (tem torrent no > > > > kat.cr> > > > )> > > >
        Sousa" <> > > > elianedomingos at libreoffice.org> > > > >
        escreveu:
> [...]
          Estou sim, exaltada, revoltada, cansada. Todos os dias vejo o
          noticiário assim: falta educação, falta saúde ... prefeito do
          partido A, B, C tiram do povo e enriquecem as custas do povo,
          por qualquer brecha que se tenha. Seja em software, seja em
          quentinhas para presídios e por aí vai ...

          Como ver um tipo de coisas como essas e não falar?