[Cisl-comunidade] Software livre pode avançar mais?

Marcos Pitanga marcos.pitanga em gmail.com
Quinta Julho 23 17:57:45 BRT 2015

Porque nem tudo dentro de software livre consegue alcançar o nível de
negócio exigido pelas corporações.

As vezes aquele algo mais falta na hora de prover um TCO consistente.
Porque às vezes, um CEO/CIO não consegue enxergar valor agregado em um
determinado software livre para sua companhia.

Usar o discurso que é de graça ( que na verdade não é ) não convence mais.
Tem que mostrar valor ao negócio do cliente e não simplesmente dizer porque
é SL.

Grandes empresas investem no SL e esperam tirar proveito dele para
alavancar negócios e retornando à comunidade alguns benefícios ao código.

Nem tudo é lobby, porque nem todo SL contempla as exigências da demanda
requerida pelas companhias.

O openStack é um exemplo que posso dar. Clientes grandes ficam muito
temerosos porque sentem na pela alguns problemas sérios tais como a
dificuldade em migrar para uma versão nova sem ter parada do ambiente, da
dificuldade em receber suporte necessário 24x7, de faltar código necessário
para resolver algumas demandas, etc...

E, nem tudo é tratado no nível técnico existem muitas coisas que o pessoal
de SL não consegue fazer no âmbito do negócio porque simplesmente não
entendem do negócio.

Quanto a usar SL para amparar a base da sociedade concordo plenamente que
tem que ser por aí.

Clientes hoje procuram soluções e não somente hardware. E dentro das
soluções vejo SL envolvido. O openSTACK é um exemplo clássico que veio
agora a minha cabeça como referencia a grandes projetos.

Só para informar antes que isso vire um flame, atuo com Linux desde 1994 em
diversos segmentos, dentre eles HPC, Load Balancing, Storage, Cluster
Filesystem, Grid, security, dentre outros.