[Cisl-comunidade] ufrn + sigaa + sucupira

Nelson Pretto nelson em pretto.info
Quinta Março 26 21:22:20 BRT 2015

Meus caros e minhas caras,

tenho já um tempo que quero trazer para esta lista uma questão que
considero da maior importância e nunca consegui tempo para o relato inicial.
Agora vai, desculpem ser meio longo:

Tenho conversado com algumas pessoas que não compreendem o que foi feito
com o SIGAA (sistema de gestão acadêmica que é usado em muitas
universidades e que, pelo que tenho noticias, é muito criticado tb). Ele
foi desenvolvido pela UFRN e depois foi "privatizado"...
vejam:
"UFRN privatiza difusão do SIGAA" (?)
http://listas.ufrn.br/pipermail/ciranda/2013-April/026435.html

Terminei sabendo que na verdade isso foi um processo de incubação de uma
empresa na UFRN em um Núcleo que parece se chamar INOVA (já visitei o
prédio deles durante um evento em Natal no ano passado)

Estava invocado com a situação e *futuquei* a internet e terminei achando
este video que mais me preocupou
https://www.youtube.com/watch?v=thWPkRcR3VU

Voltando de um evento em Natal (ano passado), encontrei uma assessora de
nossa universidade (UFBA) no voo que me conta estar em um reunião com
vários órgãos do Governo (Min Justiça, Policia Federal, Planejamento, não
lembro mais) que estavam em Natal reunidos para fazer uma ação de uso em
toda a administração federal dos sistemas desenvolvidos pela UFRN, como o
SIGAA.

Depois, veio a Plataforma Sucupira (CAPES), desenvolvida pela mesma UFRN.
Fiquei curioso e queria saber por quem. O site da Sucupira e da CAPES não
informam nada, não tem informação nenhuma sobre isso (quem faz, quanto
custa, que tipo de convenio foi feito, se é software livre, se o código
está liberado, se está no portal Soft Público, nada!)

Fiquei encucado com o caso e fiz a consulta no Portal da Transparência,
pedindo explicações à CAPES.
Redigi mal a minha consulta para eles, que me responderem assim, de forma
nada clara (mas eu perguntei muito mal!):
"Prezado Prof. Nelson,

O desenvolvimento e a implantação da Plataforma Sucupira ocorreu por meio
de cooperação entre a Capes e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- UFRN.

O prazo para interposição de recurso a esta resposta é de 10 dias.

Atenciosamente,
SIC/Capes"
.
Ou seja, não me disseram o que eu queria saber.

Enfim, coloco aqui na lista para saber se vcs acompanham isso, como é esse
negócio de uma universidade "privatizar" um produto seu, sair vendo ele
(dizem que por um fortuna) para outras universidades públicas (e Institutos
Federais tb).

Se a plataforma sucupira é desenvolvida em software livre, se o código está
disponível etc e tal.

Enfim... alguém sabe de algo?

abs
Nelson Pretto
Secretário Regional da SBPC.Bahia
Editor da *Revista entreideias: educação, cultura e sociedade*
www.revistaentreideias.ufba.br
Fone UFBA: +55 71 32837205 skype: nlpretto | Fone Celular: +55 71 8779 1906
(Tim)
www.pretto.info                                                 identi.ca e
twitter: @nelsonpretto