[Cisl-comunidade] ministerio do planejamento abandona software livre por ferramentas proprietárias / eventos para CIO e VIP

Frederico Cabral de Menezes frederico.menezes em conab.gov.br
Segunda Setembro 28 08:48:14 BRT 2015

Bom dia Jean demais técnicos e gestores!

Lamento que muitos não saiam do discurso, não arregassem as mangas e
implementem em suas organizações softwares livres e de código aberto.
Vivemos no país um momento de escassez de pessoas comprometidas com a
preservação do erário.
Tal situação é entristecedora e, o que é pior, os não comprometidos
atrapalham, sobremaneira, àqueles que querem fazer alguma coisa em prol
do bem público.
Aqui na Conab temos um dos mais amplos e profundos Casos de Sucesso na
implantação de Software Livre. Todavia, no que tange ao ferramental de
automação de escritório sofremos alguns reveses sob a justificativa de
dificuldades no intercâmbio de informações, destaque para a troca de
arquivos que resta prejudicada em função da incompatibilidade de
formatos proprietários quando abertos em suítes de escritório livres ou
vice e versa. Se ao menos o intercâmbio de arquivos fosse
peremptoriamente obrigatório, a situação em questão seria deveras
minimizada, pois assim não alimentaria o discurso da desformatação de
arquivos vindos de outros órgãos ou pela não aceitação de arquivos em
formato aberto por aqueles órgãos.
Logo meus caros, vamos parar de prosopopeias, colocar as mãos à obra e
realizar, posto que o modelo que inclui software livre privilegia o
trabalho e não o atravessador que apenas ganha com a venda de softwares
proprietários, gera emprego e renda distribuída, alimenta o mercado e dá
mais chances para o desenvolvimento interno.
Por todo o exposto, quando vejo retrocessos em determinados órgãos não
me vem outra coisa à cabeça, senão pensar que existem gestores e
técnicos cooptados por grandes empresas. Tais indivíduos não são dignos
do cargo que ocupam.
Obrigado pela atenção e peço a reflexão para o mal que iniciativas que
se afastam da preservação da coisa pública estão causando à Nação.

Atenciosamente,

Frederico Cabral de Menezes
Companhia Nacional de Abastecimento - Conab