[Cisl-comunidade] RES: RES: RES: Rússia não quer mais a Microsoft e nenhuma tecnologia estrangeira no país

Sergio Maia Rabelo sergiomaiarabelo em gmail.com
Quarta Outubro 5 17:53:40 BRT 2016

Boa tarde,

Antes de entrar no mérito tecnológico e livre, do que o colega Mário Sérgio
informou e saindo da questão política, que acho não ser a ideologia dessa
lista que há anos estou por aqui, aprendendo muito, desde que fiz cursos no
Serpro, implantando alguns Expressos por onde passei e estudando softwares
livres e etc.
Essa questão abaixo:

X - *são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das
pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral
decorrente de sua violação;*

Seria culpa de quem? Concordo em número, gênero e grau que nenhum governo
tem o direito de ter os dados do cidadão, mas como evitar quando o cidadão
clica e dá esse direito as empresas e consequentemente ao governo de saber
da sua vida?
Fato é que vários apps de celulares de empresas gigantes acabam por dar de
bandeja nossa vida digital quando o governo tem acordos ou algo do gênero.
Tive uma aula com o Dr. Spencer Toth, brasileiro e o único doutor em
informática na área da segurança da informação, mais bem, debatemos batemos
exatamente sobre esse caso e sobre o Marco Civil da Internet, que tem
brechas e também tem pontos que não estão sendo executados por essas
empresas.
Por fim, digo que hoje em dia, o problema não nem tanto os governos, a
grande culpa de quem clica sem saber e ler o que estão pedindo sua
autorização e nesse momento abrem sua vida privada.
São muitos pontos a discutir questões de direito até mesmo penal, mas acho
que teria que ter um grande e imparcial comitê que tivesse ao menos o
controle que dessas empresas os dados não fossem repassados. O que acho
praticamente impossível no Brasil.
Bom fica ai um dos primeiros e-mails e novamente agradecer por estar a cada
dia aprendendo nas discussões e informações que passam por aqui.
Boa noite à todos.

Sérgio Maia Rabelo
Bacharel em Sistemas de Informação
MBA Gerenciamento de Projetos