[Cisl-comunidade] RES: Software Público, situação da IN MPOG nº 8/2016

Marcel Bonnet marcelbonnet em anatel.gov.br
Quinta Outubro 6 10:01:46 BRT 2016

Estou respondendo minha thread para ter certeza de que alguém tem ou não alguma informação a respeito da pergunta.

Também aproveito para compartilhar o link abaixo [1] , pois acho que tem total relevância com a esperada melhoria do processo de oferta de software público e com meu Temor de que a IN para a qual contribuímos em março/2016 não saia nunca do papel.

[1] http://sis-publique.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index=21&infoid=43547&sid=15

[off-topic on] o porquê do meu interesse na evolução da oferta de software público

Aqui na Anatel temos um sistema usado pela superintendência de fiscalização, o RADAR. Ele foi implantado em 2004, licitada a empresa que o programou antes da IN 04/2010, o que evidencia a causa para a evolução e manutenção trágica desses sistema ao longo dos anos. O que circula internamente é: não existia documentação, se existia algo era fraca. Troca constante de mão de obra seja pelas ofertas do mercado ou seja pelas licitações que a Lei nos obriga a fazer ao vencer os contratos. Ontem, por acaso, consegui convencer um Analista que havia um script apagando imagens de documentos oficiais. Tento convencer alguém desde 2010 desse fato. Isso na posição de usuário do sistema, sem acesso aos fontes. Ainda quero crer que arquivos dos últimos anos ainda existem preservados em algum storage, mas houve uma indicação contrária... alguém , por um motivo indeterminado e perdido no tempo deixou um script apagando dados de produção.

Ao que sei, aqui temos poucos Analistas "da casa". Os contratos legados e novos são muito volumosos, eu mesmo acho impossível uma equipe tão reduzida assumir tamanha zona e não deixar escapar problemas.

Desde o ano passado tenho participado remotamente  em projetos de TI - uma baita evolução para um órgão público  . Encontrei fontes de WebService que não compilavam por exemplo, a empresa deu no pé e creio que levou o fonte com ela.

Tentei ajudar a entender, programar e por fim a levantar argumentos para enterrar a "solução web" do tipo "qualquer usuário pode arrastar a caixinha e fazer só umas modificações"  : o servidor não parava de pé com mais de 6 usuários, a versão do fornecedor já era ultrapassada na Agência o que fazia nossa documentação ser ultrapassada (além de incompleta desde a entrega).... um desastre. Ouvi dizer que custou 11 milhões. Contratos não são garantia de cumprimento de coisa alguma. O fornecedor enrola, enseba, fatura e nós perdemos esforço, tempo e dinheiro.

Minha iniciativa aqui, junto com outro colega, é desenvolver nós mesmos a solução, já que compreendemos tanto o negócio, como de TI. E entregar o produto pelo portal apenas para dar mais publicidade e formalidade no processo. Mas eu vejo que isso não basta: não é incomum órgãos públicos adquirirem soluções de TI com justificativas manifestamente contrárias às práticas de Governança Eletrônica, à IN 04 ... por aqui já ouvi falar que tem outro software que promete ser configurado "com arrasatar de caixinhas e poucas modificações", um tal de Archer ... se alguém tiver um desses funcionando, por favor me mostre e me indique um usuário do nível operacional que me prove que está feliz com a "solução", e um usuário que consiga arrastar e configurar o monstrinho sem pagar um centavo para ninguém, sem perde mais tempo arrastando caixinhas do que trabalhando. Até hoje só vi os cheques, não vi sair um desses do papel em lugar nenhum.

Marcel Bonnet
Agência Nacional de Telecomunicações no Paraná
Analista de Sistemas / Técnico em Telecomunicações