[Cisl-comunidade] Expresso em substituiçao ao Exchange/Outlook

Deivi Lopes Kuhn deivi.kuhn em serpro.gov.br
Segunda Outubro 10 09:00:40 BRT 2016


João,

A questão é que não houve essa determinação, tanto que vários órgãos adotaram outras soluções livres. O expresso foi apenas a sugestão do SERPRO e da PR. 

Fico chateado porque sempre tentam arrumar uma desculpa para explicar o não uso de Software livre. Em um evento no mês passado ouvi da platéia dois argumentos:
1. Obrigar a usar software livre atrapalha e como o governo federal fez isso, atrapalhou o software livre.
2. O governo foi fraco e deveria ter obrigado os orgãos a usar software livre e não fazendo impulsionou o uso de software proprietário.

O fato é que as duas afirmações estão erradas. O trabalho foi feito foi na base do convencimento.  Mesmo assim tivemos alguns normativos, como o que obriga os órgãos a avaliar sempre soluções livres em contratação (in 04). Todos que acompanharam o  cisl viram que tentamos criar mais normativos, mas sempre houve um forte lobby contrário.

Sobre correio, os normativos foram a Portaria 141 e o decreto 8135. Nenhum deles obriga o uso de qualquer software. A portaria determina apenas que as ferramentas de comunicação (correio) permitam auditoria e que estejam hospedadas em centro de dados operado pelo próprio governo.


http://www.planejamento.gov.br/assuntos/logistica-e-tecnologia-da-informacao/noticias/portaria-interministerial-estabelece-normas-de

-- 



            Deivi Lopes Kuhn
    deivi.kuhn at serpro.gov.br

            +556120218982 

            SERPRO

            Serviço Federal de Processamento de Dados

        
        



Em 07/10/2016 15:08:29, Joao Dinaldo Kzam Gama escreveu:
> Só fiz essa colocação por que em minha opinião, particular, deveríamos usar soluções livres sempre, principalmente em se tratando de governo. Dinheiro? Custo? Não penso bem assim, por que acho que poderíamos adotar soluções livres e tendo todos os investimentos possíveis no sentido de poder desenvolver cada vez mais conhecimento em software livre como solução, portanto os recursos só mudariam em sua finalidade. no lugar de pagar por um uso investiríamos em soluções próprias. Mas acho a questão do domínio da técnica o maior e mais valoroso motivo.
> 
> Respondendo ao Davi e ao Marcel
> 
> Falei sobre a exigência Davi, por que não foi depois das revelações de que o governo americano estava vigiando os emails da Presidente Dilma que foi dada essa determinação? Foi isso apenas.
> 
> Sou fissurado em software livre, gosto demais da questão de você ter o controle, quando se trata de desenvolvedor, infelizmente há muito tempo fui, mas hoje não. Mas sei muito bem  que é voc~e poder criar soluções e ter o controle das possibilidades de soluções, por isso adoro Software Livre. 
> 
> Em 06/10/2016 09:35:10, Marcel Bonnet escreveu:
> > > De: Joao Dinaldo Kzam Gama [mailto:joao.gama at presidencia.gov.br] 
> Enviada em: quarta-feira, 5 de outubro de 2016 16:42
> Assunto: Re: [Cisl-comunidade] RES: RES: Rússia não quer mais a Microsoft e nenhuma tecnologia estrangeira no país
> 
> Entendi muito bem o impulso do Marcel e concordo com a colocação do Jean.
> 
> Quando da exigência do uso do Expresso, em substituição ao Outlook na Administração Pública, o argumento foi totalmente frágil e errado.

(João, tomei a liberdade de fazer uma thread:)

Você acha que a razão principal seria o custo de manutenção pelo Serpro? Gostaria de dar detalhes?

Infelizmente eu desconheço as razões técnicas para as discussões que tive conhecimento sobre usar ou não usar o Expresso. Particularmente tenho uma opinião sobre a causa real, mas acho que o código de ética não me permitiria descrevê-las, não sem provas, ou talvez, convicções.

O que eu posso afirmar é que não vi esse serviço entrar em produção na Anatel. Se foi testado, se foi instalado, se alguém leu uma página de documentação... não tenho conhecimento. Aqui, infelizmente, pagamos por uma suíte de escritório e correio (de quem?, M$, claro) e é evidente que os usuários não sabem usá-las e, aquilo que sabem, poderia ser feito em qualquer solução livre. Pior ainda, usuários que mal sabem usar esses aplicativos (no máximo fazer umas macros simplistas) oferecem maior resistência à simples conversa no sentido de adotar outra tecnologia.

> 
> 
> -- 
> João Dinaldo Kzam Gama
> Assessoria Administrativa
> Vice-Presidência da República
> (61) 3411.2737 > ​> 
> _______________________________________________


Portal do CISL: www.softwarelivre.gov.br
_______________________________________________
Cisl-comunidade mailing list
Cisl-comunidade at listas.softwarelivre.org
> http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/cisl-comunidade> 



-


"Esta mensagem do SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO), empresa pública federal regida pelo disposto na Lei Federal nº 5.615, é enviada exclusivamente a seu destinatário e pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza, reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco."

"This message from SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) -- a government company established under Brazilian law (5.615/70) -- is directed exclusively to its addressee and may contain confidential data, protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If you're not the addressee, please send it back, elucidating the failure."
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/cisl-comunidade/attachments/20161010/c64d71bc/attachment.html>


More information about the Cisl-comunidade mailing list