[Cisl-comunidade] Expresso em substituiçao ao Exchange/Outlook

Joao Dinaldo Kzam Gama joao.gama em presidencia.gov.br
Segunda Outubro 10 11:08:58 BRT 2016

Amigo Deivi, eu sou totalmente a favor da adoção do software livre, desculpe se me expressei erradamente... Concordo plenamente com suas colocações, e vc é uma das pessoas mais esclarecida sobre esses assuntos, e tenho vc como referência em suas argumentações.

Obs:
https://www.serpro.gov.br/noticias/uso-de-e-mail-seguro-torna-se-obrigatorio-em-todo-o-governo-federal]

Em 10/10/2016 09:00:40, Deivi Lopes Kuhn escreveu:
> [...]
>

> http://secure-web.cisco.com/1aRk1eXhs0U4jwhn3CfngDeNdu45jpXwggaNIjXQfL_IW3ZVALcPjFa2yaEo-fvxLrA3dl8UKJ3y3StRaYQFVgmeHhvwrSzu5HxFID1SHY8DK0hakYIbHI3qhbzP21817klbuNNTdgVbdq-g9Kdf8NcfAeS8GJq1bl8cj5M1ZxaMbCl5I4Rmc6NUPldT6P2BaypOvrkL3F3wsdgzsVEfuCBR90aXJ_5D397SmANm33fudPc-TxVkUJ1I6uDQ1b34wzGyZKZDqjUmVuRLC9bmEOqgDIKr7k7QZY59p4Cl3PIZFlVwtNa25-FWl2dsFJde0UfOgfg2vfVozbgxzhPscFa8DrC6W_P_WZLj9BrjP96FvT_xRRNHpiC0xni0S14QP/http%3A%2F%2Fwww.planejamento.gov.br%2Fassuntos%2Flogistica-e-tecnologia-da-informacao%2Fnoticias%2Fportaria-interministerial-estabelece-normas-de

            +556120218982

            > SERPRO
>
            > Serviço Federal de Processamento de Dados

(João, tomei a liberdade de fazer uma thread:)

Você acha que a razão principal seria o custo de manutenção pelo Serpro? Gostaria de dar detalhes?

Infelizmente eu desconheço as razões técnicas para as discussões que tive conhecimento sobre usar ou não usar o Expresso. Particularmente tenho uma opinião sobre a causa real, mas acho que o código de ética não me permitiria descrevê-las, não sem provas, ou talvez, convicções.

O que eu posso afirmar é que não vi esse serviço entrar em produção na Anatel. Se foi testado, se foi instalado, se alguém leu uma página de documentação... não tenho conhecimento. Aqui, infelizmente, pagamos por uma suíte de escritório e correio (de quem?, M$, claro) e é evidente que os usuários não sabem usá-las e, aquilo que sabem, poderia ser feito em qualquer solução livre. Pior ainda, usuários que mal sabem usar esses aplicativos (no máximo fazer umas macros simplistas) oferecem maior resistência à simples conversa no sentido de adotar outra tecnologia.

Portal do CISL: http://secure-web.cisco.com/1ugsY5B0zvuDjXqNgCNu6tjHQGikK7vOr8Qjh6N_tpm1b16KvFBxYNMjunpBvk5Ojmr-PGSia4p_ebAf2Q0pZWrY-d-2aUewTyhPZwqH-u_O1JlyJLdD6M05uhAnGQ1hWGiA1sRjgsuwVhLlq3AU1DNvURp6FmsqHYr3aPKVVmKWjiycBkMysCfU6QuiaNOvbIThLUDu8FqFNagFUB71QvWKLExNOQdzi8iN4zGCiWKDvrP4hXv2BLsFPfkJMAGeqieAkBqawkN9RnNR0oImDq0lMaocWxb0HoW6nGYKNsr9V0FQ_ea03b_Elp-vQT_I5nna1_Lqcm1gVPrzDg-XN2ky3U3Ha4EmAqne7v43YRu7WoX3sWgyY8A8JNLv6wbPh/http%3A%2F%2Fwww.softwarelivre.gov.br
Cisl-comunidade em listas.softwarelivre.org