[CuritibaLivre] Fwd: Desenvolvedor da Rede Social Livre Friendica Rede: Ajude-nos a salvar a Web

Philipe Trindade phillipetrindade em ethymos.com.br
Terça Outubro 30 18:16:09 BRST 2012

Repassando!

Em 26/10/2012 19:13, <juntadados em juntadados.org> escreveu:

> Meu nome é Mike Macgirvin,
>
> Eu sou desenvolvedor de Software. E já vou chegar ao ponto. Ajude-nos a
salvar a Web.

> Retirar o Facebook (e o Google) das nossas vidas privadas é o mais
importante desafio técnico desta geração. Devemos fazer isto, pois o
controle esta se fechando sobre nós e atingindo mais e mais a onde a eles
não pertencem - e as implicações para o futuro são assustadoras.

> A maneira que temos para fazer isso é ter de volta as nossas comunicações
pessoais e sociais.

> Eu já fiz isto. Eu iniciei um projeto a dois anos atrás para fornecer
comunicação social descentralizada e distribuída. Este projeto é agora
chamado Friendica. O site do projeto esta em http://friendica.com e o
código esta disponível em https://github.com/friendica/friendica.

> O Friendica funciona hoje (ao contrário de projetos similares que ainda
estão batalhando para efetivar funcionalidades de comunicações básicas,
mesmo após dois anos e de esbanjarem grandes quantidades de dinheiro). Ao
longo do caminho eu perguntei as pessoas o que eles precisavam, eu escutei
a comunidade e nós construímos um eco-sistema de desenvolvimento aberto em
torno do Friendica.

> É hora de levá-lo para o próximo nível. Para fazer isto, eu preciso
dedicar-me em tempo integral a este e ser capaz de contrata um designer
competente para me ajudar a implementar este sistema. Este novo projeto é
simplesmente chamado "Red".  Red é uma rede social - mas ao mesmo tempo é
diferente de todas as outras redes sociais que já existem.

> Assim como o Friendica, este poderá fazer qualquer coisa que o Facebook
já faz - exceto monitorar, rastrear e usar todos os seus membros, dados e
suas atividades para ações de marketing.

> Assim como o Friendica, o Red é uma plataforma completamente aberta,
descentralizada e distribuída e irá rodar em servidores simples, todos os
servidores serão tratadas como iguais.

> Assim como o Friendica, este será extensível através de temas e plugins.
Como o Friendica este será o único serviço de rede social distribuído que
oferece controle de permissões forte (e não intrusivo) para perfis, páginas
web e fotos.

> Porém iremos muito além disto.  Aqui o que estamos fazendo agora...
>
> 1. Estamos mudando o conceito de "amigos" vs. "não amigos".  Relações no
mundo real são um contínuo entre "intimidade" e "totalmente estranhos".
Como nos relacionamos com as pessoas e o que compartilhamos com elas
dependem de como elas se encaixam neste espectro. Este espectro esta sendo
construído dentro do Red.

> 2. A web social distribuída sofre com o adágio "apenas geeks rodam
servidores". Nós iremos mudar isto. Nós temos um novo modelo de negócio.
Iremos mobilizar organizações e indivíduos para que estes forneçam
servidores para suportar todo mundo no planeta porque existe um motivo
financeiro. Muitos sites irão oferecer serviços gratuitos, alguns irão
cobrar por funcionalidades extras, recursos tais como a possibilidade de
ter um maior número de amigos ou espaço adicional para foto. A receita de
assinatura irá pagar pelos servidores. Geeks podem também rodar os seus
proprios servidores para a família/amigos e ter tudo isto de graça.  A
habilidade de obter receita e rentabilizar o serviço estará embutido na
ferramenta. Você escolhendo usar como pessoal (ou a negócio).

> A Publicidade na Web nós trouxe a esta situação. Para sair disto, nós
temos que desenhar uma linha na areia. Nenhuma Publicidade. Nenhum
monitoramento ou rastreamento. Nossa crença e razão de existência é de que
o nosso cliente é VOCÊ e sua PRIVACIDADE é o que estamos sendo pagos para
proteger.

> 3. Nós já sabemos, desde a concepção de sistemas sociais
descentralizados, que sites vem e vão e as pessoas migram para outros
servidores. Nós estamos construindo MOBILIDADE dentro dos protocolos do
Red.  Você vai baixar sua chave privada e catálogo de endereço e será capaz
de se comunicar a partir de qualquer dispositivo, através dos servidores
Red no planeta - privadamente, com todos os seus amigos e associados. Caso
você ainda possa se conectar ao seu servidor antigo, nos poderemos pegar
tudo que o que você precisa de lá e você não precisara fazer download dos
seus dados. É claro, você também poderá salvar as suas mensagens e fotos,
mas o que descobrimos na prática é que o mais importante sobre mover dados
entre servidores é a habilidade de preservar os relacionamentos.  Você pode
se conectar a qualquer site Red a qualquer momento e ainda terá todos os
seus amigos.

> 4. Uma outra coisa que aprendemos, do Friendica, é que uma única
"interface" não faz todo mundo feliz. Nem um conjunto apenas de
funcionalidades. Assim, juntamente com o Red "look and feel", estamos
reformulando o "tema" do sistema para torna-lo mais fácil para construir
aplicações adicionais sobre nossa infraestrutura descentralizada.

> Você pode ter sites de namoro, clubes sociais da igreja, centros de
aprendizados e muito mais. Você pode ter aplicativos de desktop e de
dispositivos móveis e aplicativos para web. Estes são apenas templates para
você aplicar o nosso/(seu) framework social. Também, estas aplicações podem
se conectar com o resto da rede do Red, ou elas podem ser autônomas e
oferecerem funcionalidades completamente diferentes. Comunicações sociais
seguras e privadas são fornecidas pelo backend, e nos forneceremos
ferramentas para que você possa construir o que você quiser sobre esta.
 Nós já temos um API que é compatível com alguns clientes de terceiros. Nós
iremos adicionar a esta API acesso para todas as nossas funcionalidades.

> Neste momento eu estou construindo o Red. Eu também estou fortemente
envolvido com o Friendica e mantendo este funcionando.  Mas veja bem – as
vezes a realidade dói. Eu sou um cara de família com um trabalho em tempo
integral. Não existe tempo suficiente em um dia para levar tudo isto
adiante. Todo mundo desenvolvendo o Friendica é/são voluntários. O trabalho
a frente é monumental. Se eu fizer isto durante meio período vai levar uns
2-3 anos.

> Então estou olhando por um crowd funding que me permita trabalhar em
tempo integral. Eu me considero um bom desenvolvedor, mas eu preciso da
assistência de pelo menos um bom designer que possa transformar estas
ideias em uma interface web amigável. Talento para designer é aquela coisa,
ou você tem ou não, e eu não tenho - então eu preciso de ajuda.

> Eu gostaria de financiamento para este projeto para pagar o meu próprio
salário e o de um designer e para um servidor por um ano - e eu acredito
que até o final do ano nóss iremos ter os meios de nós tornarmos auto
sustentáveis. Se eu conseguir contratar outras pessoas para me ajudar, isto
irá acontecer rapidamente. O tempo é essencial. Estamos perdendo
rapidamente o controle da web para as forças das trevas.

> Tudo que nós fizemos ira ser publicado abertamente e você poderá rastrear
nossos progressos. Irei trabalhar com uma ou duas fontes de crowd sourcing,

> Nós ajude a salvar a web. Obrigado.
>
> Mike Macgirvin
>
> Doe através do Pledgie: http://www.pledgie.com/campaigns/18417
>
> Conheça um nó do Friendica no Brasil: http://friendica.ambientedigital.org