[CuritibaLivre] Beto Richa quer empurrar software comercial na rede de ensino estadual

Terça Abril 30 12:31:43 BRT 2013

Olá Rodrigo, Joel e demais,

Tivemos em torno de 100 pessoas participando. A maioria estudantes da
área de informática.
A minha percepção dos últimos eventos é que a maior parte das pessoas
participam não porque é um evento de software livre mas por causa de 3
fatores principais:
- É gratuito
- Tem certificado para levar na faculdade depois
- Tem palestras técnicas de informática (não importa o tema)
Claro, sem generalizar não são todos os participantes que vão por
isso, mas é a maioria. Tanto é que quando os eventos que fazíamos não
tinham certificado, o público era bem menor.
Tem aqueles que vão realmente porque querem ver algo sobre software
livre e muitos desses participam do install fest.

O install fest como já observamos nos últimos anos diminuiu bastante.
Provavelmente pela facilidade de instalar as distros. Normalmente as
pessoas que vão lá é porque não conseguiram fazer configurar um
determinado hardware, e até isso tem acontecido muito menos do que
antes.

Venho participando da organização do FLISOL e de outros eventos de SL
já faz alguns anos mas venho pensando em não contribuir mais com
futuros eventos. Não pelo trabalho em si, porque organizar 5 ou 6
palestras e divulgar por listas e alguns cartazes é algo que acho
tranquilo de ser feito. Mas o problema é que ficamos apenas nisso. Não
há muita colaboração para que a gente ambicione crescer um pouco mais
seja no número de atividades ou na quantidade de participantes. Quando
vejo as atividades que outras cidades organizam no FLISOL, a gente
percebe que aqui somos extremamente limitados.
E aí não adianta a gente querer pressionar qualquer mudança no governo
se o básico a gente não consegue fazer muito bem.

Em setembro acontece o "Software Freedom Day" que é o tipo de evento
que a comunidade poderia se envolver muito mais. Mas fazer mais um
evento novamente limitado a palestras para 100 pessoas onde a maioria
vai pelo certificado? Sei lá, acho que não vale mais a pena...

Joel, lamento bastante pela decepção que você teve com o FLISOL e a
questão das "panelinhas". Você está certo, temos que diversificar
tanto o público quanto aqueles que organizam. Espero que você
participe de futuros eventos (se eles acontecerem) e possa mudar essa
visão. Sou suspeito de falar porque estou envolvido diretamente na
organização, mas acho que no FLISOL não existe mais essa percepção que
vc citou.

Tel. (41) 9638-1897