[CuritibaLivre] Software Livre nas escolas

pro.thiagom pro.thiagom em gmail.com
Domingo Agosto 18 12:05:53 BRT 2013

Olá Gustavo,

O projeto é legal. De início houve muita resistência dos professores, hoje
alguns já utilizam o sistema com pouco mais de facilidade, mas as
conversões necessárias para interoperacionalidade entre casa (windows
pirata), escola (paraná digital ou linux educacional) e TV Multimídia (
.jpg, .mpg...) ainda incomodam. Em geral os colegas tem a visão de que o
Linux é S.O. de segunda linha que o governo escolheu para baratear custos.

Os laboratórios, que rodam em multiterminais quadrúplos desde o início do
projeto, tem limitações de 'hardware'. Por exemplo, é inviável editar aúdio
e vídeo com apenas 1 placa de som a cada 4 telas.
Em meu ponto de vista, atualmente, ele está passando por processo de
sucateamento que piora estas condições. Por exemplo, a aquisição de novos
servidores é pauta antiga, porém nada foi feito.

Um ponto sensível é a instalação de novos 'softwares' e a liberação de
conteúdos educacionais na rede. A CELEPAR bloqueia a instalação e filtra
algumas páginas, fato que tem ajudado em muito na estabilidade do sistema e
no uso com turmas. Porém, páginas sobre a reprodução sexuada são bloqueadas
e muitos 'softwares' que surgem ou não foram incluídos ficam esquecidos.
Para solicitar o desbloqueio ou a inclusão o processo demanda testes, é
moroso e está limitado ao 'hardware' disponível. Por exemplo, após 3-4
meses, tive a inserção do Sttelarium negada por não termos os requisitos
mínimos de 'hardware'.

Por fim: formação e manutenção. É preciso maior fôlego e qualidade nos
processos de formação do educador, bem como a criação de condições para que
estes os participem.A manutenção também é lenta, com poucos técnicos
disponíveis e falta de peças de reposição.

vamos proseando,

abraços digitais livres,
pro.thiagom

pro.thiagom