[CuritibaLivre] Fwd: SL na escola pública: Tablet Educacional e Apps Android

Mike Tesliuk pruonckk em gmail.com
Domingo Agosto 18 13:03:33 BRT 2013


Sobre wifi…

A situação mais comum é a escola ter um, talvez dois roteadores wifi de mercado instalado , definitivamente isso não é a melhor solução, grande parte não é instabilidade, e sim alcance do sinal, existem equipamentos que permite a você conectar um wifi no outro e redistribuir, e tudo se transforma em uma grande rede e nesta você pode dedicar-se a criar algumas regras e coisas assim, porém eu imagino que existe um problema nisso que é quem vai montar e manter a estrutura, não sei como isso é tratado atualmente, a comunidade é claro que pode dar sugestões de como deixar isso melhor, porém na hora de implementar não sei se a comunidade pode botar a mão, e muito menos se a escola pode (e tem condições) de investir em equipamento por conta propria.

É muito bonito falar em tablets educacionais, porém um ponto de acesso comum de wifi nao suporta mais doque 20 ou até 50 conexões, quantos tablets destes deverão ser utilizado ao mesmo tempo ? é necessario ter uma estrutura de rede para suportar isso tudo, e sinceramente, não vai ser com roteadores tplink e switch encore que isso vai acontecer (estou apenas exemplificando,  não sei oque tem nas escolas).


A escola normalmente possui um patio central (geralmente) , o ideal numa situação destas é se ter uma pequena torre com antenas setoriais, este sinal deverá cubrir toda a área da escola, com isso, você localiza os pontos onde tem menor propagação de sinal, e adiciona outros equipamentos recebendo aquele sinal wifi e redistribuindo, ou recebendo via ethernet e redistribuindo via wifi.

Este é um equipamento interessante para este tipo de implementação.

http://routerboard.com/RB433GL

Você pode colocar 3 cartões no mesmo (placas wifi) e neste caso, poderia ser aqui as setoriais

nas áreas onde você precisa gerar uma nova cobertura voce poderia usar o equipamento abaixo.

http://routerboard.com/RB951-2n

Este equipamento permite ser cliente  e acesspoint ao mesmo tempo, entao voce pode tanto receber o sinal da wifi direto quanto receber na ethernet e redistribuir.

O Mikrotik (sistema operacional que roda neste equipamento) não é opensource, é baseado em linux mas nao é opensource, quando voce compra o radio ele ja vem incluso sem custo adicional.

Você possue recursos de firewall , proxy (cache) , vpn, vlan, mpls, roteamento dinamico como ospf, bgp, rip, snmp, graficos , entre outros muitos recursos.



Existem alguns roteadores de mercado que possuem alguns recursos para se interligar com outros modelos iguais, mas sinceramente, a falta de recurso de administração e má qualidade dos dispositivos internos torna inviavel para uso corporativo ( e entendo que em uma escola é o mesmo caso )


é possivel fazer tudo isso de várias formas diferentes, esta é uma que considero interessante pois é facil de administrar, rapido para implementar e funciona de forma muito estável.

Oque eu acho importante aqui é a questão de controle, com o mikrotik você tem muitos recursos que te possibilitam controle, um ponto interessante é por exemplo a utilização de hotspot utilizando radius para autenticar e gerar informações sobre as conexões, com isso você pode saber por exemplo qual o dispositivo (quem) estava conectado naquele momento com determinado ip e tudo mais, voce pode ter um proxy rodando num linux por exemplo para gerar informações sobre trafego web, construir firewalls para permitir acesso a outras portas e tudo mais, de forma que você pode ter total controle sobre a rede.

Mas tudo isso é muito lindo , porém, quem vai administrar ? quantas escolas hoje possuem vagas para administrador de redes ? em faculdades isso se torna facil pois eles pegam os proprios alunos para esta função , mas em escolas do ensino fundamental e medio, isso nao existe, teoricamente o estado tem que administrar, mas sabemos o quão complicado é isso, ja vi casos do antonio onde várias soluções ficam sem solução porque o suporte não resolve, ou demora demais.

Bom, estes são meus 2 centavos ao assunto.



Em 18/08/2013, às 11:37, "pro.thiagom" <pro.thiagom em gmail.com> escreveu:

> 
> 
> ---------- Mensagem encaminhada ----------
> De: pro.thiagom <pro.thiagom em gmail.com>
> Data: 18 de agosto de 2013 12:17
> Assunto: SL na escola pública: Tablet Educacional e Apps Android
> Para: Comunidade de Software Livre de Curitiba e Região <curitibalivre em listas.softwarelivre.org>
> 
> 
> Olá Pessoal,
> 
> Os professores concursados do ensino médio estão recebendo o Tablet Educacional do governo federal, que roda em Android. Porém, ainda não tivemos formação para tanto. 
> 
> Já consegui ligá-lo na TV Multimídia do Estado com um conversor HDMI/RCA ( ver fotos).
> 
> Há limitações no 'hardware', mas há também potencialidades.
> Sofremos também com a falta de wi-fi estável nas escolas. 
> 
> Gostaria de pedir a ajuda de vocês então em dois sentidos:
> a) Indicação de Apps educacionais livres para android;
> b) Recomendações técnicas para instalação de wi-fi estável. Qual é a melhor solução para cobrir as escolas?
> 
> grande abraço,
> pro.thiagom
> 
> -- 
> pro.thiagom
> CE Paulo Leminski
> CECA Guido Viaro
> Curitiba - Paraná - Brasil
> identi.ca ; twitter: @prothiagom
> 
> 
> 
> -- 
> pro.thiagom
> CE Paulo Leminski
> CECA Guido Viaro
> Curitiba - Paraná - Brasil
> identi.ca ; twitter: @prothiagom
> <SDC10875.JPG>_______________________________________________
> curitibalivre mailing list
> curitibalivre em listas.softwarelivre.org
> http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/curitibalivre

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://listas.softwarelivre.org/pipermail/curitibalivre/attachments/20130818/fb101075/attachment.html>


More information about the curitibalivre mailing list