[CuritibaLivre] Sugestão.

juliano bueno de araujo julianobuenodearaujo em gmail.com
Terça Dezembro 3 15:35:03 BRST 2013

Veja só Daniel, vou aqui expressar minha opinião  :

*- Treinamentos externos;* ( na lista há diversos professores e pessoas,
que tem interesse em treinamento, capacitação, etc... ao longo do período
diversas pessoas/empresas tem divulgado aqui na lista seus cursos, a
exemplo da logicus, ambiente livre, ufpr, etc... o que é, pelo menos penso
eu, assunto de interesse comum, tanto no divulgar, quanto no disponibilizar
a informação, em especial por tratar de treinamentos/cursos que são
baseados em software livre), já sobre o caso especifico de prestadores e
tomadores de serviço... bem há regra hoje não exclui este processo.... é
por este motivo, que se queremos algo diferente... bem, há ferramentas mais
avançadas de construção e debate, que não movimentaria nossas caixas
postais... (caso a publicação) fosse realizada em reservado e aos
participantes do grupo/comunidade/lista... porém são fatos, que podem ser
construídos, e garantindo assim, menor fluxo de emails.

*- Caronas para eventos*; ( coletividade é isto, as pessoas disponibilizam
informação, neste caso, pelo que li é a viagem realizada até a Cooperativa
de Matinhos, que foi debatida e acertada, por diversos membros aqui da
comunidade, até seria possível, que estes o tivessem realizado em PVT...
mas dai, acredito que alguns não tinham telefone ou email do outro, e neste
caso... o interesse coletivo e o de construção e auxílio comum, ficam a
frente, do fluxo de mensagens)

*- Criação de cooperativas*; ( o assunto entrou na pauta pelo colega de
matinhos e também por mim... que evitei, exatamente este fluxo, por
compreender, que se faz um convite, e dai... quem tem interesse, participa
( off topic da comunidade), porém é óbvio, que muitos que participaram do
debate e da participação deste tema, no caso da Cooperativa de Matinhos,
compreendem que aprender sobre um tema, que gera matricial de conhecimento
tecnológico, trabalho, renda, expansão do software livre, é garantidamente
compatível, com a temática Software Livre, salvo se fosse, um grupo
especifico de alguma ferramenta em desenvolvimento, um código, etc...  o
que não é o caso... pois é ampliada.

*- Intercambio de faculdade X : (*considerando que a Lista também é feita
de estudantes e professores, disponibilizar informação desta natureza, é no
mínimo de utilidade pública, de interesse de muitos que podem se
beneficiar, e neste sentido um Coletivo - uma comunidade - tem o
papel/dever de informar, disponibilizar, socializar a informação, em
especial no contexto que esta se propõe.

Ainda poderia falar de outra temática que vem sendo posta por outros
colegas como *Emprego - Estágio -* dai fica a pergunta, pode? não pode?
deve? quando se posta... alguns acham bacana outros depois acham que não
pode...

Acho que suas colocações são pertinentes, quando as mesmas nos revelam algo
importante... basta construir regras, porém o cuidado de não sermos
inflexivos... pois se formos ou permitirmos, então não seremos LIVRES....

Juliano