[CuritibaLivre] Adotando uma escola

Gustavo gustavo em logicus.com.br
Sexta Junho 7 18:36:47 BRT 2013

Fabiane, não é burocracia. Trata-se de uma distro customizada que teve
problemas com a parte contratual do suporte. A ideia no início era dar
treinamento para Técnicos Administrativos (chamados de agentes
educacionais) em administração de sistemas Linux. A celepar inclusive
desenvolveu apostilas e cursos de administração de sistemas linux e até
mesmo instalação e configuração de servidor no Paraná Digital. Isso foi
feito durante um tempo, no entanto, a própria SEED não fez questão na
época que deixar com que um funcionário em cada escola ficasse
responsável pelo sistema. Um problema que envolveu o que se chama de
"Demanda", ou seja, um número de funcionários mínimos em cada setor
(Biblioteca, secretaria, laboratórios, etc). A SEED nunca reserveu um
número mínimo para a administração do sistema. Acabou que o mesmo cara
que cuidava da biblioteca tinha que cuidar do laboratório e também
pátio, etc. Pra citar um exemplo é claro.

Inclusive seria falta de segurança que qualquer pessoa tivesse acesso a
essa distro dentro da escola, já que seu servidor local tem acesso a um
servidor geral e através da distro se acessam sistemas sensíveis como o
software de gestão escolar com controle estadual de notas de alunos e
também o software de fundo rotativo.

O problema é mais complexo que isso.

Penso que a discussão sobre o Paraná Digital perpassa sobre tudo pela
defesa da ampliação do pessoal resposável pela capacitação junto a SEED
e mais incentivo ao desenvolvimento da distro.

Gustavo