[CuritibaLivre] sobre mascotes e logos

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Domingo Junho 23 18:29:39 BRT 2013

salve, pessoal.

conforme me foi solicitado em nossa última reunião, venho aqui colocar
algumas questões em relação ao desenvolvimento de nossa identidade.
Conforme já havíamos previamente discutido em lista, estamos com um plano
para desenvolver nossa logo a médio prazo. Porém, ao discutirmos isso
presencialmente, também surgiu a idéia de termos um mascote, que não é algo
tão preso como uma logo. Fiquei então de colocar para o grupo o que
significa ter um mascote e o que significa ter uma logo. Então vamos lá: um
mascote identifica um grupo, empresa, evento ou software. O mascote mais
conhecido do mundo livre talvez seja o Tux, o pinguim. Tem também o Gnu do
GNU, a raposa do Firefox (tem nome?), a macaca suzanne do Blender, enfim,
isso só para dar alguns exemplos dentro do nosso repertório. Fora do mundo
livre tem estes exemplos aqui:
http://www.gaffamkt.com.br/site/informacoes/o-que-sao-e-para-que-servem-as-mascotes/

o mascote, apesar de ter características bem peculiares no seu desenho,
geralmente é uma marca de identificação bem mais solta, em que cada pessoa
do grupo acaba fazendo sua versão no uso da imagem do mesmo. Já a logo, que
pode ou não conter uma estilização do mascote, é algo mais preso e menos
suscetível a mudanças, uma vez que para cada identidade visual criada
existe um manual de utilização da marca. Então minha sugestão é que
pensemos em um mascote, que não precisa necessariamente ser um animal, como
primeiro estágio na busca de nossa identidade gráfica. Isso pode nos ajudar
a chegar em nossa logo de uma maneira mais solta, mais lúdica e menos cheia
de teorias que podem assustar quem não estudou sobre estes temas.

aguardamos sugestões! :)

abraços,

.f4bs

.