[CuritibaLivre] Pesquisa de licitações do governo estadual

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Terça Maio 21 21:09:43 BRT 2013

Em 21 de maio de 2013 20:44, Rodrigo Robles
<rodrigoaugustorobles em gmail.com>escreveu:

> Se quisermos monitorar as licitações talvez este seja o melhor lugar:
>
> http://www.cidadao.pr.gov.br/modules/catasg/catalogo.php?servico=16&id=e
>
> É incrível quanto do nosso dinheiro é desperdiçado em software comercial.
> Eu li algumas das licitações e podemos concluir que quase todos os
> softwares comerciais poderiam ser substituídos por livres, ou então poderia
> ser licitado o desenvolvimento de mais funcionalidades para os softwares
> livres já existentes.

O problema é outro. Tomo por base o que tem acontecido comigo na empresa
onde trabalho.

Desenvolvemos um sistema completo de gerenciamento de processos e
documentos utilizando MediaWiki e SemanticMediaWiki. Só que temos a
competência e a iniciativa de fazer. Trata-se de uma customização de um
software para desempenhar uma função que para a qual ele não foi
originalmente projetado, mas que atendeu perfeitamente à necessidade. A
maioria dos órgãos não dispõe de pessoas competentes para implantar
sistemas baseados em SL. Mesmo as que possuem pessoal de TI e que o pessoal
de TI tenha intimidade com SL, como é onde trabalho, isso nem de longe
garante que seja fácil a utilização de SL, porque "é mais fácil" comprar
algo pronto. E não estou falando de apenas Linux e Libre/Br/OpenOffice.
Estou falando de soluções integradas que atendam necessidades específicas.

Só um exemplo: se eu pedir aqui exemplos de softwares que fazem cadastro de
clientes e fornecedores, vai chover de exemplos. Mas se eu pedir pra alguém
ajudar a implantar isso numa empresa GANHANDO PRA ISSO, garanto que não vai
ter UM FILHO DE DEUS aqui que vai topar ou indicar alguém que tope.

Foi o que aconteceu há alguns anos num Flisol onde alguém da UFPR estava
dando uma palestra sobre um sistema de compartilhamento de CPU, que já não
lembro mais qual era. O cara falou mil maravilhas do sistema, deu exemplos,
mostrou resultados dos testes, e blá, blá, blá. No momento em que um
empresário na plateia pediu a indicação de alguém que pudesse implantar
isso na empresa dele, não tinha ninguém, nem os caras do projeto puderam
ajudar, nem indicar alguém.

Não adianta ter software que faça a mesma coisa é preciso ter quem leve os
projetos de implantação nas costas. Empresas de sistemas apresentam
projetos completos. No caso de software livre são raras as empresas que têm
capacidade e competência e se enquadrem nos requisitos das licitações,
principalmente as grandes.

Nós temos uma enorme gama de ferramentas pra oferecer, mas não temos
ninguém que ponha a mão na massa e vá dar a cara a tapa na linha de frente.
Mesmo empresas como a Ambiente Livre ainda se focam em nichos e não possuem
um leque amplo de aplicações para oferecer. É triste, mas é assim que tenho
percebido as coisas.

Abraço.

--

http://almalivre.wordpress.com