[CuritibaLivre] cooperativa

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quarta Novembro 27 10:44:22 BRST 2013

gente, vocẽs estão falando comigo como se eu nunca tivesse andando de
ônibus ou pegado carona com alguém. Pois saibam que eu andei de ônibus
a minha vida inteira, me permiti ter um carro somente há um ano. Antes
meus trajetos eram sempre feitos a pé, de ônibus ou bicicleta. E
durante este tempo não motorizada, jamais tive coragem de pedir a
alguém que fosse me dar carona pra ir me pegar no centro em plena
sexta final de tarde. Ficar parado no trânsito também polui um monte,
e pior, é uma poluição que não dispersa, fica concentrada no ambiente
em que vivemos. Isso sem falar no estresse que causa no motorista.
Acho muito mais prático e saudável para o meio ambiente, já que
colocou-se esse assunto em pauta, essa organização anterior sobre
quais carros vão e quem vai no carro de quem para otimizarmos os
trajetos e evitar deslocamentos desnecessários. Pois se não vai ser
meu carro, eu nem vou de carro pro ponto de encontro, posso ir de
bicicleta, que é o veículo que chega mais rápido e não polui nada
(http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/ir-e-vir-de-bike/bicicletas-vencem-pela-6a-vez-o-desafio-intermodal-de-curitiba/),
e deixo ela na bicicletaria cultural estacionada:

acho muito errada essa visão de que quem tem carro é privilegiado e
pode passar de boa pegar todo mundo. Não é bem assim e sabemos disso.
Eu sempre que posso faço gentilezas, dou carona pra muita gente, mas
acho o fim da picada passar por "malvada" por querer otimizar os
caminhos, como se ir de ônibus pra PUC fosse o fim da picada, mas ir
pro centro não precisasse de ônibus (???). A PUC é muito perto do
centro e bem servida de ônibus que vem dos mais diversos bairros da
cidade e também das cidades vizinhas.

e eu não respondi antes porque a Lilyana ainda não confirmou se vai
mesmo, vou falar com ela hoje à tarde.

.

--
fabianne balvedi