[CuritibaLivre] Treinamento LibreOffice PMC

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sábado Novembro 30 12:30:05 BRST 2013

Em 29 de novembro de 2013 13:32, fabianne balvedi
<fabs em estudiolivre.org>escreveu:

> a atitude da PMC é realmente indesculpável. Mas em relação aos
> serviços, a proposta que apresentaram não foi construída coletivamente
> para vocês agora dizerem que foi a comunidade que ofereceu, como
> assim? ela foi proposta por um grupo que faz parte da comunidade, mas
> não pela comunidade. Não é o recebimento de um pagamento revertido em
> prol da comunidade que faz uma proposta ser algo comunitário, mas a
> sua construção em conjunto. E eu não vi nada disso compartilhado por
> aqui, nem o plano de ensino, nem a metodologia, muito menos a decisão
> sobre os custos.

Eu sugiro que você leia o histórico da lista para se informar melhor.

1 - O Robinson enviou um email para a lista solicitando se a comunidade
poderia ajudá-los com um treinamento.
2 - A Ambiente Livre e a Logicus responderam *na lista*. Deveriam ter
respondido em PVT, já que se tratava de uma proposta comercial.
3 - Eu pedi esclarecimento sobre o que ele esperava. Ele me respondeu em
PVT e eu encaminhei o email para a lista pedindo a ele que respondesse para
a lista, não em PVT, o que ele simplesmente ignorou.
4 - Uma vez que parecia que o interesse dele era por um workshop feito por
membros da comunidade (provavelmente porque achou que sairia "baratinho"),
o Paulo se prontificou a ajudar no evento. *NINGUÉM* mais se manifestou
sobre o assunto. Portanto, não vejo como pessoas desinteressadas
contribuiriam com uma coisa que elas não estão interessadas em se envolver.
5 - A proposta foi SIM da comunidade, representada por mim e pelo Paulo,
porque *NINGUÉM* mais se apresentou para contribuir.
6 - Como se tratava de um evento DA COMUNIDADE, eu achei justo que a renda
fosse TOTALMENTE revertida para atividades da comunidade. Se eu tivesse
interesse em fazer um evento como pessoa física, eu simplesmente nem teria
aberto isso para a lista e teria agido como a a Logicus e a Ambiente Livre
deveriam ter agido.
7 - Você não viu nada compartilhado porque nada foi acertado. Nós, os que
se interessaram em levar o projeto a cabo, apenas definimos as regras e
fizemos a proposta à prefeitura. Se você, ou qualquer outro, tivesse se
voluntariado a ajudar, teria ficado a par da discussão com a prefeitura.
Não fazia sentido nenhum ficar enchendo as caixas postais das pessoas com
os emails entre o Robinson e os voluntários. Com certeza, caso a questão
fosse fechada com a prefeitura, isso seria levado à comunidade, inclusive o
conteúdo. Mas não chegamos a esse ponto. O Robinson simplesmente sumiu
depois que não gostou do "preço".

> se queriam fazer rápido porque tinham prazo, beleza. Mas isso não é
> desculpa pra chamar uma proposta de comunitária quando ela não é, né?

Não tinha nada a ver com prazo. Tinha a ver sim com um evento da
comunidade. Se você discorda, é seu direito. Mas eu mantenho a minha
posição.

--
Paulo de Souza Lima
http://almalivre.wordpress.com