[CuritibaLivre] contato Assespro PR

Gustavo S. de Lima gustavo em logicus.com.br
Segunda Outubro 28 12:20:17 BRST 2013

Em 2013-10-28 11:30, Mestre Fÿffffffffffeanix escreveu:
> Dito isso, detalho o motivo desse e-mail: fomos procurados (eu, Paulo
> Santana e Flavio Lisboa) pelo vice-presidente da Assespro/Pr que quer
> promover uma aproximação com o lado livre do software.
> Depois de muito “apanharem” e serem criticados por só defender um
> lado, o proprietário, decidiram enfim baixar a guarda e começar a
> conhecer o nosso lado, que como finalmente perceberam, é bem
> diferente
> do que costumam divulgar (comunista, insignificante, fraco, entre
> outros).

Perceba, não é uma opção das patronais tradicionais se abrir ou baixar
a guarda para o software livre. Boa parte do mercado hoje já usa
software livre, ainda que em a sua maior parte numa dosagem pequena.
Software livre não se resume em Linux ou um pequeno conjunto de
ferramentas. Temos desde sistemas inteiros em PHP e outras linguagens
como banco de dados. O software livre tem sido interessante para o
mercado. Como dizia minha vó "isso tem seu lado bom, mas isso tem seu
lado ruim".

> Já nos foram oferecidas algumas vantagens, como patrocinio e
> divulgação para os eventos, já no começo de 2014 (hoje, 28/10 irei
> comentar sobre o fórum que temos discutido aqui, mas não é garantido
> que já teremos apoio nesse resto de ano). Também poderemos vir a ter
> um espaço na Revista Nacional da Tecnologia da Informação para
> falarmos sobre as vantagens do software livre (principalmente no lado
> empresarial), quem sabe até mesmo por vídeo.

Cuidado Daigo, e não só você, com a representação em nome da
comunidade. Tudo aqui deve passar pelo crivo do coletivo. A minha
empresa por exemplo já tem negociado filiação na Assespro desde o início
do ano, mas isso não significa que eu defenda que esta comunidade deva
ter proximidade com esta entidade. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é
outra coisa. Aqui somos uma comunidade, e penso que na perspectiva de
software livre que temos neste grupo os interesses empresariais
individuais devem ficar fora, pois uma coisa é uma empresa servir a
comunidade, outra coisa é a comunidade servir a uma empresa, ou que seja
uma entidade de empresas.

> Minha primeira sugestão, para começarmos bem essa parceria, é a da
> realização de um evento voltado a empresas, apresentando desde
> algumas
> ferramentas, como também cases de empresas que trabalham com software
> livre (se não exclusivamente, que o tenham como principal fonte de
> renda).
> Podemos, por ex, apresentar vantagens do desenvolvimento no modelo
> bazaar, as ferramentas openERP, vTiger e Pentaho. Além dos cases da
> Ambiente Livre, TTCA (ambas de CTBA), Cria Livre e 4Linux.

Apresentar software livre a empresas que não usam é interessante. Mas
qual o motivo delas não trabalharem com software livre? Desconhecimento
da tecnologia? Qual o papel deste grupo nesta questão?

Gustavo S. de Lima
Logicus Tecnologia de Informação e Comunicação