[CuritibaLivre] Identidade visual

Gustavo gustavo em logicus.com.br
Sexta Setembro 20 14:10:03 BRT 2013

Ainda sobre essa questão da identidade visual eu gostaria de dizer mais
uma coisa. Não podemos achar que divergência é intolerância, até mesmo
porquê quando ela ocorre no quadro conceitual ela é fruto de uma
problemática, que no nosso caso neste momento é o paradoxo de ser uma
comunidade de software livre em via de encomendar um serviço que pode
ser feito usando software proprietário com uma empresa privada pagando
pelo serviço. Ser contrário a isto não é ser intolerante. No meu ponto
de vista é uma defesa do software livre. O design como quase tudo na
sociedade capitalista é mercadizado e sua filosofia tende as exigências
do desenvolvimento econômico. Cabe a nós, entusiastas do software livre
e de sua ideologia no mínimo nos questionar se os caminhos não podem ser
outros, para que justamente não incorramos na ideia de que as coisas são
como são e nunca mudarão. Se elas não podem ser de outra forma, então
porquê uma comunidade de software livre? Propor essa questão é
intolerância? Posso estar errado, mas acho que não. Cordialmente então
não posso deixar de dizer que penso ser uma contradição pautar uma
identidade visual nos moldes de software proprietário.

att Gustavo