[CuritibaLivre] Identidade visual

Sexta Setembro 20 14:30:21 BRT 2013

Em 20 de setembro de 2013 13:51, Gustavo <gustavo em logicus.com.br> escreveu:
> Olhe só, uma proposta de encaminhamento com relação a questão da identidade
> visual:

Como não quero ser o "chato" ou o pessimista do grupo que fica
cortando as ideias dos outros, vou apoiar a ideia de vocês de fazer um
concurso, mas vou colocar alguns quesitonamentos abaixo para que vocês
possam arredondar a proposta.

> Elaboração coletiva do que deveria compor uma identidade visual que
> representasse a comunidade Curitiba Livre a partir de uma perspectiva social
> do design.

Sugiro que você criei um documento coletivo (wiki ou piratepad) para a
gente ir colocando lá o que pensamos sobre isso. Por exemplo, eu acho
que a logo não deve ter nenhum prédio turístico de Curitiba. A Fabs
ressaltou que ela precisa ter condições de ser grande ou pequena, e
mais algumas outras coisas que vamos pensando.
Na próxima reunião presencial a gente conversa para aparar as arestas disso.

> Envio de e-mail convidando membros da comunidade software livre e open
> source que trabalhem com programas gráficos para contribuir com o logo.

Ok, acho que o Joelson comentou que participa das listas de gimp e
inkscape, então ele pode enviar pra lá, certo?
Não esqueça de colocar naquele documento coletivo o texto do email.

> Poderíamos enviar o mesmo e-mail para empresas que trabalham com SL e Open
> Source.

ok, quem tiver conhecimento pode listar no documento coletivo quais
são essas empresas, certo?

> Oferecer como pagamento um valor (que poderia ser o que seria destinado a
> uma instituição privada).

Como será arrecadado o dinheiro?
Veja, minha preocupação é que todos fiquem na teoria "a gente podia
criar uma campanha de crowdfunding". Não!
Vamos ser práticos e cada um assumir uma responsabilidade: quem vai
criar a campanha?  Se for para dar premiação (caneca, camiseta,
adesivo), quem vai atrás da confecção desses itens pra saber o valor?

> Solicitar que o envio do resultado final contenha snapshots do processo de
> criação para mostrar em detalhes o uso do software utilizado que também
> sirva de demonstração de um processo de construção gráfica usando
> ferramentas livres ou de código livre.

Ok

> Disponibilizar o resultado final das propostas no site da comunidade para
> que os membros avaliem e decidam qual o logo a ser adotado.

ok

> E caso não haja resposta e nem propostas?
>
> Poderíamos criar um grupo de trabalho com um número de reuniões (3 por
> exemplo) com o fim de compartilhar conhecimentos em programas gráficos
> livres e de código aberto, como uma maratona, onde o foco fosse imersão
> nestes softwares e desenvolvimento da identidade visual.

Acho que ficaria muito chato se a gente fizer uma campanha e no final
decida não adotar nenhuma. Com certeza os participantes ficariam putos
de trabalhar e no final não ter um vencedor.
Então se vamos fazer um concurso, ele tem que escolher entre as que aparecerem.