[CuritibaLivre] Fórum em Defesa do Software Livre

Joelson Gai joelsongai em gmail.com
Segunda Setembro 23 20:05:49 BRT 2013

Proposta de Manifesto Convocatório do I Fórum em Defesa do Software Livre
no Paraná

A Comunidade Curitiba Livre, organização independente que visa a divulgação
de Software Livre, vem através deste manifesto convocar a população e
entidades sociais paranaenses para o I Fórum em Defesa do Software Livre no
Paraná.

Temos acompanhado com preocupação os encaminhamentos do atual governo do
Estado do Paraná em sua parceria ainda não esclarecida com a empresa
Microsoft. Pensamos que se esta parceria realmente vir a ser concretizada
teremos um retrocesso nas políticas de democratização da tecnologia em
nosso estado.

Tornamos pública nossa preocupação com o abandono por parte da atual gestão
do Projeto Paraná Digital, que trouxe milhões de reais em economia para o
Estado e que foi certamente um dos maiores projetos em Software Livre do
país, e quem sabe de toda a América do Sul. O sucateamento do programa em
fins de justificativa de seu encerramento é cruel não apenas para com o
Software Livre, mas principalmente com todo o sistema educacional e
consequentemente com toda a população do Paraná.

Ressaltamos ainda que é notório o conjunto de benefícios ao Estado com a
adoção do Software Livre não apenas no que se refere à economia com
licenças mas também com a *prática social, independência tecnologia e
transparência no uso dos recursos públicos * que o Software Livre
proporciona através de sua forma de desenvolvimento.

*Vide exemplo da Prefeitura de Curitiba que através da URBS está tentando
ter acesso ao código fonte do sistema de bilheteira da capital panamense
através da justiça, onde o Instituto Curitiba Informática (ICI) contratado
sem licitação, já que o instituto é uma Organização Social (OS) contratou a
Dataprom  para desenvolver o projeto do Sistema de Bilhetagem Eletrônica
(SBE).
*

Lembramos ainda do papel desempenhado pela Celepar, empresa de renome
internacional que deve ser protegida e valorizada, principalmente no que
diz respeito ao seu caracter desenvolvedor de aplicações livres.

*      Joelson Gai                  8505-0603
        Líder de Desenvolvimento e Infraestrutura.

**      <http://joovah.com>*

      GNU/Linux user: 508454