[CuritibaLivre] Nvidia busca a paz com o Linux, promete ajudar no driver de código aberto (Atualizado) Torvalds ainda não está pronta para se desculpar por dar Nvidia o dedo.

juliano bueno de araujo julianobuenodearaujo em gmail.com
Quarta Setembro 25 16:40:01 BRT 2013

Considero que uma das possibilidades, é também integrar após formatado o
MANIFESTO.... a comunidade internacional e a comunidade nacional.... para
repercutir o caso e a nossa indignação.... enquanto política pública lesiva
ao patrimônio do estado.

Juliano Bueno de Araujo - 41 9845 3000

http://arstechnica.com/information-technology/2013/09/nvidia-seeks-peace-with-linux-pledges-help-on-open-source-driver/

Nvidia busca a paz com o Linux, promete ajudar no driver de código aberto
(Atualizado)Torvalds ainda não está pronta para se desculpar por dar Nvidia
o dedo.

por Jon Brodkin <http://arstechnica.com/author/jon-brodkin/> - 24 de
setembro de 2013, 01:24 HB

   - OPEN SOURCE <http://arstechnica.com/discipline/open-source-2>

118<http://arstechnica.com/information-technology/2013/09/nvidia-seeks-peace-with-linux-pledges-help-on-open-source-driver/?comments=1>
Nvidia vai dar Linus um motivo para baixar o seu dedo?
aaltouniversityace<http://www.youtube.com/watch?v=MShbP3OpASA&feature=player_detailpage#t=2997s>

*Nota do Editor: Veja a atualização no final deste artigo para resposta
Linus Torvalds com a Nvidia.*

Poucas empresas têm sido alvo de tantas críticas na comunidade Linux como
Nvidia. Se no ano passado Linus Torvalds chamado Nvidia o " único pior
empresa<http://arstechnica.com/information-technology/2012/06/linus-torvalds-says-f-k-you-to-nvidia/>
"desenvolvedores
do Linux já trabalhei, dando à empresa o dedo médio em uma palestra pública.

Nvidia está agora a tentar entrar no Linux desenvolvedores 'lado
bom. Ontem, Andy Ritger desenvolvedores da Nvidia e-enviado de
Nouveau,<http://nouveau.freedesktop.org/wiki/> um
driver de código aberto para placas Nvidia, que é construído por drivers
proprietários de engenharia reversa Nvidia. Ritger escreveu
que<http://lists.freedesktop.org/archives/nouveau/2013-September/014480.html>
"A
NVIDIA está lançando documentação pública relativa a certos aspectos da
nossa GPUs, com a intenção de resolver áreas que impactam a usabilidade
out-of-the-box de GPUs NVIDIA com Nouveau. Pretendemos oferecer mais
documentação ao longo do tempo, e orientação em outras áreas em que somos
capazes. "

O primeiro passo foi liberar a
documentação<http://lists.freedesktop.org/archives/nouveau/2013-September/014480.html>
do
bloco de controle do dispositivo (DCB) layout VBIOS da Nvidia, que descreve
a topologia da placa e os conectores de vídeo. Ritger continuou:

Eu suspeito que grande parte das informações no documento, não é novidade
para a comunidade Nouveau, mas espero que seja útil para confirmar a sua
compreensão ou aprofundar a implementação de alguns casos não tratados.

Alguns de nós que trabalhamos na propriedade motorista GPU da NVIDIA Linux
vai prestar atenção ao nouveau em lists.freedesktop.org e tentar dialogar
quando podemos.

Se existem áreas específicas de documentação que seria mais ajudá-lo, que o
feedback ajudaria NVIDIA priorizar nossos esforços de documentação.

Se você tiver perguntas específicas para a NVIDIA, você pode pedir aqui, ou
encaminhá-los para: open-gpu-doc em nvidia.com. Eu não posso prometer que
vamos ser capazes de responder tudo, mas vamos fornecer melhores esforços
em áreas onde somos capazes.

O gesto foi bem recebido. Em resposta, Maarten Lankhorst da Canonical
escreveu, "You Rock!"Lankhorst acrescentou: "Nossa maior luta no momento é
o vídeo de clock e gerenciamento de energia, que é um dispositivo altamente
específico e depende da configuração também. Uma documentação completa bios
vídeo seria muito bom, eu entendo que vai demorar um pouco mais do que
apenas a DCB. "

Eu apareci no canal IRC Nouveau esta manhã para obter os desenvolvedores
"tomar sobre o significado da notícia. Eles confirmaram que eles já sabiam
muita da informação na documentação DCB, mas disse que pode "nos ajudar a
encontrar alguns casos de canto para os cartões que não possuem" e
permitir-lhes "para lidar com casos incomuns que não vimos no selvagem ".

Um desenvolvedor disse: "As coisas Nvidia quer oferecer no futuro é muito
mais interessante, realmente. Isso soa como um bom começo, apesar de tudo."

Movimento da Nvidia esta semana (no mesmo dia em que a Valve anunciou um novo
sistema operacional baseado em Linux para o
jogo<http://arstechnica.com/gaming/2013/09/what-the-steamos-announcement-means-for-living-room-pc-gaming/>
)
é uma mudança de coração a partir da posição que tomou no ano passado,
depois de críticas de Torvalds. Na época, a Nvidia disse Hardware
Tom<http://www.tomshardware.com/news/nvidia-linux-driver-linus-torvalds-f-bomb,16070.html>
:
"Enquanto nós entendemos que algumas pessoas preferem-nos a fornecer
documentação detalhada sobre todos os nossos internos GPU ou ser mais ativo
no kernel Linux discussões sobre o desenvolvimento da comunidade, nós
fizemos uma decisão para apoiar Linux em nosso GPUs, aproveitando código
comum Nvidia em vez de a infra-estrutura comum Linux. Enquanto isto pode
não agradar a todos, que nos permite fornecer a experiência GPU mais
consistente para os nossos clientes, independentemente da plataforma ou
sistema operacional. "

Nós e-mail Ritger, Torvalds, Linux e mantenedor do kernel Greg
Kroah-Hartman para obter mais informações e reações, e vamos atualizar este
post se ouvir de volta deles.

*ATUALIZAÇÃO* : Torvalds respondeu a Ars, dizendo que ele é otimista, mas
não completamente pronto para pedir desculpas a Nvidia. "Vamos ver",
Torvalds escreveu em um e-mail. "Estou cautelosamente otimista de que isso
é uma verdadeira mudança na forma como Nvidia percebe Linux. The real docs
liberados até agora são bastante limitadas, e em si mesmos, não seria uma
grande coisa, mas se Nvidia realmente acompanhar e começar a abrir até
mais, que certamente seria grande.

"Eles já foram muito melhor no espaço ARM SoC que eles estavam do lado GPU
mais tradicional, e eu realmente espero que algum dia eu só posso pedir
desculpas por nunca dar-lhes o dedo."

Kroah-Hartman respondeu bem, dizendo: "É muito significativo, e muito
agradável de ver acontecer."

*UPDATE 2* : Ritger respondeu às nossas perguntas sobre o que Nvidia
planeja fazer a seguir. Ele escreveu que "a informação mais BIOS
relacionada está no pipeline", e que "Nosso objetivo é que o driver Nouveau
para dar aos usuários da NVIDIA uma experiência out-of-the-box razoável.
Isto implica coisas como sucesso a inicialização, configuração de vídeo GPU
e renderização 2D e 3D básico. As informações BIOS relacionada com DCB e
outros, esperamos ajudar a melhorar alguns cenários onde Nouveau tinham
problemas de inicialização ou exibir enumeração tipos de desafios. "

Que informações Nvidia lançamentos serão "em grande parte com base no
feedback da comunidade Nouveau", ele também escreveu. "Até agora, o
feedback dos caras Nouveau foi que a especificação DCB é realmente mais
útil do que eu esperava que fosse, o que é uma grande notícia."