[CuritibaLivre] Convite para debater e experimentar liberdades neste sábado 13/12/14

Paulo Henrique Santana phls em softwarelivre.org
Quinta Dezembro 11 14:50:27 BRST 2014

Olá,

Esqueci de comentar no email que este encontro é uma iniciativa da Rede Livre (http://www.redelivre.org.br).
Talvez fique confuso falar em "Comunidade Curitiba Livre" e "Rede Livre", e pra piorar a confusão algumas divulgações acabam sendo feitas por mim :-)
Então vou comentar um pouco sobre o que é a Rede Livre.

A Rede Livre é uma iniciativa que nasceu oficialmente em 2013 liderada pelo pessoal da empresa Ethymos (onde estou trabalhando agora) com a participação de outros grupos como o Coletivo Soylocoporti e o Circuito Fora do Eixo.

Falando da parte tecnológica (que provavelmente é o que mais interessa nessa lista), a Rede Livre provê um ambiente em WordPress para que grupos, entidades, organizações, etc, possam ter um site gratuito e assim divulgar suas atividades. Quando a demanda é por um site mais elaborado e estruturado, aí pode-se gerar um trabalho em cima do desenvolvimento de temas ou plugins e com isso gerar renda para as pessoas envolvidas no projeto.

Então se vocês conhecem algum grupo que precisa de um site em WordPress, a Rede Livre pode ser indicada para hospedar gratuitamente o projeto. Essa é a parte da Rede relacionada a hospedagem de sites, digamos assim.

Por meio do investimento que algumas entidades fizeram, foi possível desenvolver temas e plugins e disponibilizar esses códigos para a comunidade. Aí entra a parte da colaboração na Rede Livre. Quem tem conhecimento em PHP e WordPress pode contribuir com os projetos. Claro que também tem demanda por design, tradução, e outras atividades não técnicas. Mesmo quem não tem conhecimento e quer aprender, pode se aproximar. WordPress é uma ótima área para quem quer trabalhar com web.
Toda ajuda é necessária e muito bem-vinda.