[CuritibaLivre] Rede Macuco no Diáspora

Ricardo ricardofantin em gmail.com
Sábado Outubro 28 02:19:37 BRST 2017

Boa madrugada.

>Qual seria um provedor de e-mails em software livre? Haveria por exemplo algum "Expresso" que fosse aberto ao público?

O Expresso está licenciado em GPL v3, então é possível baixar o
código, instalar em alguma máquina e com algum domínio
(@endereco.com.br) fazer um e-mail. Além do Expresso existem o postfix
e o sendmail que implementam um servidor de e-mails. O grande problema
é possuir o computador, pagar a energia elétrica para ele ficar
rodando 24h por dia e pagar o domínio. Desta forma não é muito fácil
sair dos grandes provedores de e-mail.

Uma das vantagens de possuir tal servidor seria ter o tamanho da caixa
de entrada igual ao tamanho de armazenamento do computador, algo da
ordem de centenas de GB ou até mais.

Dentro de uma empresa que já possua um servidor, adicionar um serviço
de e-mail não deve ser problemas, mas em outras situações talvez não
seja viável.

Eu não estou conseguindo pensar direito do ponto de vista ético.
Evidentemente eu deveria dar preferência, talvez até exclusividade, à
implementações livres para proteger a minha privacidade. Mas ter a
comodidade de fazer login em diversos sites com uma só conta ou a
inercia a mudança está me fazendo preguiçoso.

Encontrei uma página sobre soluções de hospedagem de e-mails livres
https://www.fsf.org/resources/webmail-systems . Tem algumas sugestões
boas como o https://www.openmailbox.org/.

Um abraço,
Ricardo.