[Diversidade] Boas vindas

Jussara Ribeiro de Oliveira darksaj at gmail.com
Mon Jul 18 17:30:18 BRT 2016

Boa tarde pessoal,

Primeiro gostaria de dar boas vindas a todo mundo que demonstrou interesse
de participar do Grupo de Trabalho de diversidade do FISL.

Sobre a dinâmica de participação:

- A lista é aberta a todo mundo que tiver interesse de construir um fisl
mais aberto a diversidade. Creio que seria interessante buscar a
diversidade também no nosso espaço. Até agora estamos com uma maioria
branca, por exemplo e nenhuma pessoa transexual, seria interessante mudar
isso;
- Estou como administradora dessa lista, se alguém mais tiver interesse de
moderar me avisem por favor;
- A organização ficou de me reportar quando a próxima reunião da associação
vai ocorrer pra gente dar o nosso depoimento, falar sobre o que planejamos,
etc. Ao que parece os encontros acontecerem em torno de uma vez por mês
menos nas férias;
- Não sou membra da ASL, alguém aqui faz parte? Pelo que fiquei sabendo
para se associar é necessário pagar uma anualidade de 90 reais, ou 45 para
estudantes. Porém não precisamos nos associar para contribuir com as
discussões. A limitação que temos é que nossas sugestões serão votadas
pelos sócios, que possuem ao que percebi uma maioria esmagadora de homens;

Creio que podemos também já começar a falar sobre sugestões para o próximo
evento, das que ouvi durantes nossas conversas que eu lembro foram:

   - Revisão e ampliação do código de conduta
   - Divulgação e reforço do código de conduta no inicio das palestras e
   através de uma campanha de conscientização em materiais gráficos do evento
   - Paridade de gênero (seria interessante de raça também) nas
   apresentações principais
   - Maior espaço, destaque e divulgação para atividades que tratam de
   diversidade
   - Atividades sobre o tema que dialoguem entre si, no sentido de se
   formar uma continuidade do debate
   - Poder de ação e decisão para este grupo tanto na organização quanto no
   acompanhamento dos próximos eventos pra escolher uma melhor conduta ao agir
   com situações que violem o código de conduta

O que acham?

Espero que consigamos avançar de fato na discussão sobre o tema e na
garantir de um ambiente mais seguro e confortável para as ditas minorias
políticas, e que a união de nossa força e iniciava consiga viabilizar esse
objetivo.

Abraços,
Jussara