[Flisol-br] Compartilhamento de Experiencias

Marcus Vinicius Cirino e Silva marcus em sulmg.net
Segunda Fevereiro 18 05:50:42 BRT 2013

Tá com tempo, hein?! aHUAHUAHUAuhaUHAuhaUHA

Pessoalmente não posso participar do hangout, mas posso colocar minha
experiência para a lista.

Fiz o 1º FLISOL em Pouso Alegre/MG ano passado, graças ao incentivo do
Thiago Paixão, de SP.
Fiquei surpreso com o resultado, pois o evento aconteceu num sábado,
véspera de feriado prolongado, numa cidade do interior de MG e ainda
assim tivemos mais de 400 pessoas. No ranking de 2012, ficamos em 5º
lugar.

Consegui apoio do Senac/MG onde eu dava aula de Linux no curso técnico
de redes que forneceu o local e os flyers. Também consegui um apoio de
um sindicato de classe para o coffe-break, uma empresa de internet a
rádio, que nos forneceu um link de 10Mb, uma loja que bancou os brindes
sorteados e os voluntários para instalação, palestras, recepção e
credenciamento, limpeza, etc.

Ainda tive uns gastos particulares, mas foi pouca coisa: 2 banners, 5
sacos de pipoca (sim, distribui pipoca durante o evento), 5 sanduíches
de metro e 1Kg de amendoin para o happy hour. Também fiz 100 camisetas.
70 foram para os alunos e 30 ficaram comigo. Destas, 27 foram sorteadas
e tenho 3 que estou guardando para este ano. Uma delas já coloquei para
sortear no facebook.

A parte ruim é que tivemos mais pessoas que o local comportava, então
ficou muito desconfortável para alguns participantes. Este ano vou ter
que limitar a 300 pessoas, mas com a mesma infra. Uma coisa que deu
certo foi uma sala de vídeo que fizemos, onde passamos vários filmes
(que o ECAD não nos leia...): Inproprietário e Revolution OS foram 2
deles. Este ano vou acrescentar o TPB - AFK (do The Pirate Bay) e talvez
do Minecraft - The Story of Mojang se eu conseguir terminar a legenda,
mas está dificil...

O padrão deste ano vai ser o mesmo: lan-house com instalação de SL, sala
de palestra, sala de workshop, ambiente de convivência (para o
networking) e sala de video. Ainda estou formatando a ideia de um
desafio de desenvolvimento - juntar equipes de 2 ou 3 programadores,
lançar um desafio e dar um tempo X para que as equipes codifiquem. Tudo
transmitido em telões. A outra ideia é fazer um espaço aberto para
qualquer um expor seu projeto, falar sua experiência com SL e coisas
afins. A ideia é compartilhar conhecimento. Ideia "roubada" do Thiago,
ainda em fase de formatação. Nem sei se vai dar pra colocar em prática
este ano.

Rumo ao 2º FLISOL com muito sucesso e mais organização.
Meu site é o www.flisolpa.com.br, mas tenho que refazê-lo porque fiz uma
atualização sem tirar backup e deu merda... kkkkk Mas lá ainda tem as
fotos de 2012, inclusive de brindes e camisetas.