[Flisol-br] BH

Alex Costa alexcosta446 em gmail.com
Sexta Abril 25 01:34:27 BRT 2014

Aqui no Ceará temos uma excelente vantagem que são as escolas públicas de
ensino médio. Todas elas são de ensino profissionalizante nas áreas de
Edificações, Turismo, Tecnologia da Informação e alguns outros cursos que
não me recordo. Só aí já é um público bem significativo, pois nas escolas
profissionalizante, os cursos da área de TI são todos ministrados com a
plataforma Linux. São 3 anos que o aluno fica (do 1º ao 3º ano médio) no
mínimo utilizando e vendo que o Software Livre lhes dão uma versatilidade
maior que os softwares proprietários. Pra você e os amigos da lista verem
como são as coisas, esse ano estamos com quase 5 mil inscritos confirmados
para o evento no estado, sendo cerca de 2100 para o evento em Fortaleza.
Mesmo com tantas escolas profissionalizantes e grande número de inscritos,
cidades tidas como grandes do Ceará estão com uma procura que deixou a
desejar esse ano. Algumas prefeituras não abraçaram o evento e tivemos
algumas cidades desistindo. Pra vocês terem uma ideia, Juazeiro do Norte é
a segunda maior cidade do estado com cerca de 250 mil habitantes e não
levará um público superior a 300 pessoas. Cidades como Amontada com 39.232
habitantes tem 700 inscritos e Massapê com 35 mil habitantes está com quase
500 inscritos. Nós da organização queremos a qualidade no evento, mesmo que
seja sem recurso financeiro, nós fazemos e incentivamos aos jovens do
interior que vem pro evento em Fortaleza a fazerem no ano seguinte em suas
cidades. Mesmo com toda a dificuldade que há em realizar o FLISOL, temos
orgulho em poder ajudar e lamentamos que algumas capitais do Brasil não
realizem o evento.