[Flisol-br] Por um FLISOL Exemplar

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Terça Março 24 13:36:38 BRT 2015

Oi, Barbara,

On Mar 24, 2015, Barbara Tostes <barbaratostes em gmail.com> wrote:

> Muito bom seu texto,

Obrigado

> mas devia ser CopyLEFT! :)

De onde viria esse dever?

Pela filosofia do Movimento Software Livre, somente obras com propósito
funcional, tais como documentação, manuais, livros texto e projetos de
hardware, precisam ser Livres no mesmo sentido que software, respeitando
as mesmas 4 liberdades essenciais.  Mesmo havendo imperativo ético para
que sejam Livres, não há qualquer menção a dever de que sejam Copyleft.

Textos de opinião não se enquadram nesse conjunto.  Não precisam ser
Copyleft, nem mesmo Livres no mesmo sentido que software.  Ainda assim,
a recomendação do projeto GNU é que textos de opinião usem as licenças
CC-BY-SA ou a licença "verbatim copying only".
https://www.gnu.org/licenses/ (recomendação ainda não presente na versão
em português do Brasil)

Pode parecer que estou sendo mais estrito que a recomendação, por
aparentemente não adotar CC-BY-SA na versão publicada em email, mas se
você abrir a URL oficial do artigo e der uma espiada na barra lateral,
poderá se surpreender :-)

A razão de eu não complicar os termos de licenciamento incluídos no
email tentando explicar os termos alternativos disponíveis e como eles
interagem é para encorajar a difusão do texto na íntegra com referência
para a fonte, na qual qualquer um interessado em direitos adicionais
poderá verificar que dispõe deles.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer