[Flisol-br] FLISOL e Campus Party 2016 - #CPBR9

Eduardo Lucas listas em eduardolucas.biz
Quinta Novembro 12 18:01:02 BRST 2015

Olá,

On 12-11-2015 16:47, Thiago Paixão wrote:

> De qualquer forma, deixando esse ponto claro, gostaria de focar em
> nossa atividade como Comunidade. :)
>
> O que vamos realizar? Precisamos submeter até dia 27/11/15.

Apenas pra colaborar no campo das ideias - já que nao estarei na CPBR -
vou fazer algumas sugestões dentro de uma só, partindo da seguinte
premissa: por que não se adequar a esta nova dinâmica que se apresenta
e, em cima dessa realidade, de bancadas, atividades práticas num formato
hands-on, mais tempo pra desenvolver a ideia, propor atividades que
convergem com a essência do Flisol: instalação de software livre?

Nesse sentido, minha sugestão é propor um (ou mais de um) hands-on, no
qual se demonstre uma instalação completa e detalhada de uma distro - ou
de algum outro software específico a ser definido, que inclusive possa
ser previamente articulado com algum lider de outra comunidade que
esteja presente tb na Campus - e durante a atividade ir esgotando as
questões sobre aquela instalação, e que possam surgir no momento da
atividade por parte do público. De quebra, durante a atividade,
reserva-se um momento pra falar do Flisol em si, sobre a data, cidades,
sobre como realizar e participar das edições...

Dentro dessa dinâmica pode ser legal também, além de alguém que faça a
condução do hands-on, ter um ou mais voluntários prestando auxílio a
quem tiver assistindo e, de preferencia, realizando a
instalação/demonstração.

Pra gerar algum atrativo a mais pra atividade - e quem conhece a CPBR
sabe o quanto isso chama atenção - presentear aqueles do publico que
participarem de fato da atividade (em outras palavras, saírem dali com
algum software livre instalado, rsrs) com algum brinde, seja um pendrive
com uma ou mais distros e/ou outros softwares livres, ou uma camisa do
Flisol, ou um livro... Ou partir pra um sorteio de algum brinde durante
a atividade mesmo...

Uma atividade que tentei desenvolver no Flisol que organizei este ano,
mas que acabou não rolando, é demonstrar a instalação de um cyanogen,
replicant, ou FifefoxOS num smartphone. Se vcs próprios souberem
fazê-lo, ou tiver contato de alguem que vai estar na campus e que tenha
um bom conhecimento do assunto e tope participar do hands-on, também
pode ser bem interessante em termos de dinâmica apresentar esse tipo de
atividade, e de tema que tenha uma certa atratividade por parte do
público presente na Campus.

Mas na minha opinião, acredito que essencialmente a atividade, seja ela
qual for, possa caminhar pra uma demonstração em que: apresente a
novidade / tire duvidas / mostre todo universo de possibilidades
existente que o tempo possa permitir, e depois possa desdobrar pra
tantas outras conversas fora do palco, na bancada, numa duvida e/ou
tarefa mais especifica ou complexa, etc, etc...

Abraços,
Eduardo

> Abs
>

> Thiago Paixão
> Coordenador geral, FLISOL Brasil e São Paulo/SP
> Pesquisador do GAESI na Escola Politécnica da USP
> www.flisolsaopaulo.org <http://www.flisolsaopaulo.org>