[Flisol-br] Luiz Otavio Duarte (LOD) no FLISOL de Salto

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quinta Abril 14 16:08:49 BRT 2016

Sou obrigado a concordar com o Thiago Paixão.

Quem sabe, poderíamos debater sobre como garantir a democracia ao se
usar urnas eletrônicas para o registro dos votos. Isso parece um pouco
repetitivo, mas deve-se lembrar que, segundo a filosofia do nosso
movimento, nenhum computador é confiável e justa para a sociedade
digital caso este seja usado para registrar votos presidenciais (e de
cargos similares):

http://www.gnu.org/philosophy/free-digital-society.html#voting

Todavia, os computadores podem ser usados para contar os votos (sendo
estes contados novamente por humanos), após terem sido registrados de
outras formas (sem o uso de computadores).

Baseando nisso, talvez podemos debater se o posicionamento atual de
nossa filosofia segue válido. Ou se é possível construir um sistema de
votação confiável e justo. Tenho anotadas algumas ideias que foram
criadas inteiramente por colegas meus (alguns deles não são ativistas do
nosso movimento, mas deram contribuições interessantes). Pretendo enviar
estas ideias para a FSF, creditando meus colegas, claro.

Respeitosamente, Adonay.