[Flisol-br] FLISOL 2016 #semUbuntu

Adriano Rafael Gomes adrianorg em arg.eti.br
Quarta Fevereiro 3 09:48:57 BRST 2016

On Tue, Feb 02, 2016 at 11:45:24PM -0200, anahuac em anahuac.eu wrote:
> Instalar outras distribuições pode?
>
> Não deveria poder, afinal de contas a maioria das distribuições usa
> kernel Linux e este já está tão infectado de softwares não livres,
> que mal dá para categorizá-lo como um software livre. Assim
> distribuições como Fedora, Mandriva, openSUSE, Debian e outras mais
> populares, estão fadadas à mesma condição do Ubuntu. A diferença está
> em não usar a pior delas, para a comunidade do software livre.

De acordo com[1], o problema com o Debian não é o kernel Linux como
distribuído pelo Debian, pois desde 2011 o firmware não-Livre foi
[2][3]removido da seção main. O problema é o que está fora da seção
main, nas seções contrib e non-free, que embora [4][5]não sejam parte
do Debian, usam a infraestrutura do Debian.

Se você usar o Debian, ou seja, somente a seção main do repositório,
você estará usando [6]apenas Software Livre.

[1]https://www.gnu.org/distros/common-distros.html.en
[2]https://www.debian.org/News/2010/20101215
[3]https://www.fsf.org/news/debian-squeeze-makes-key-progress-toward-being-a-fully-free-distribution
[4]https://www.debian.org/distrib/packages