[Flisol-br] Liberdade de escolha

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Fevereiro 3 16:27:00 BRST 2016


Olá Pessoal,

Eu gostaria de tratar um pouco sobre a tal "liberdade de escolha" porque esse parece um argumento muito importante quando falamos de Software Livre e a liberdade dos usuários.
Quando nos referimos à liberdade do usuário, não estamos nos referindo à liberdade de escolha, mas à liberdade do usuário como consequência da liberdade do software. As quatro liberdades do Software Livre libertam o usuário.

Mas neste momento quero discutir sobre a liberdade de escolha mesmo.

Sim, todos são livres para escolher. Mas no FLISOL precisamos perceber essa liberdade pelo ângulo dos dois agentes envolvidos: os organizadores/voluntários do FLISOL e do participante.

Perceba que a liberdade de escolha é influenciada por fatores externos como a propaganda, os amigos, a cultura, e claro o local onde se está inserido e isso se aplica a todos. No caso do participante que está indo ao FLISOL a sua liberdade de escolha será afetada de forma direta e dramática pela recomendação do organizador/voluntário que o atender. Isso porque na percepção do participante, o organizador/voluntário é um especialista, tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista ideológico. Então a liberdade de escolha do participante não é tão livre assim, porque ele não sabe o que escolher.

O participante vai a um evento de Software Livre para instalar Software Livre, e jamais lhe passará pela cabeça que lhe serão instalados softwares não livres, e menos ainda que isso seja feito sem que lhe seja comunicado.

Entendida a percepção da liberdade de escolha do participante, vamos focar na liberdade de escolha do organizador/voluntário. De forma livre e soberana o organizador/voluntário escolheu organizar ou se voluntariar para trabalhar no FLISOL. Ambos sabem bem qual é o objetivo do evento, e ao fazerem parte escolheram se comprometer com seus direcionamentos. Neste caso o compromisso é Instalar Software Livre. Desta forma a liberdade de escolha do organizador/voluntário foi limitada por ele mesmo no momento em que decidiu se voluntariar ao FLISOL sabendo que se trata da instalação de Software Livre apenas.... certo?

Vejam como não se está sugerindo ignorar ou subtrair a liberdade de ninguém. Por isso é que ser um organizador/voluntário do FLISOL e instalar software não livre não é um ato de liberdade de escolha, é um erro. Estes alertas visam, exatamente alertar aos organizadores/voluntários para que não errem por falta de conhecimento, porque errar sem saber é um erro, errar sabendo que está fazendo errado é corrupção.



-- 
Anahuac de Paula Gil

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br


More information about the flisol-br mailing list