[Flisol-br] FLISOL 2016 #semUbuntu

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Fevereiro 3 17:10:09 BRST 2016

Olá Cristiano,

> Quando se leva ao pe-da-letra não instalar nada que não seja softlivre, caimos
> na seguinte armadilha.

> 1) A própria BIOS do computador NÃO é softlivre. Devemos então desliga-lo e
> parar por ai mesmo.
Não companheiro, a BIOS vem instalada pelo fabricante. O FLISOL não é o Festival de remoção de software não livre.
Tanto é verdade que se alguém for com seu Windows para instalar softwares livres sobre esse sistema operacional, devemos fazê-lo, certo?

> 2) Diversos dispositivos tem internamente seu firmware que é basicamente
> software proprietário. A exemplo do HardDisk.
Verdade. A justificativa acima também se aplica aqui. Achei que este era o movimento do Software Livre e não do Hardware livre :-)

> 3) Determinadas placas mãe só funcionam correctamente usando drivers
> proprietários.
Verdade. A justificativa acima também se aplica aqui. Achei que este era o movimento do Software Livre e não do Hardware livre :-)

> 4) Poucas distros são formadas de apenas Softlivre e dificilmente rodam em
> computadores disponíveis no mercado Brasileiro.
Isso é um exagero seu. A distribuição GNU Trisquel funciona em TODOS os computadores disponíveis no Brasil.
Na verdade o único problema realmente impeditivo, que não funciona na maioria das vezes, é a placa wifi.
E sabemos tanto disso que sugerimos a sua troca por um modelo que funcione com drivers livres.
Aqui eu explico isso: http://www.anahuac.eu/sua-liberdade-por-r-2000/

> 5) Existem aplicações mesmo para Linux que são proprietárias e interessantes.
Verdade, mas isso não tem nada haver com FLISOL. No FLISOL não importa o quanto uma aplicação é interessante. Se for não livre, não deve ser instalada.

> 6) ... não vou nem citar o kernel Linux rsrs
Verdade! Por isso mesmo.... linux-libre :-)

> E por ai vai.
Vai e fica por lá.....

Anahuac de Paula Gil

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br