[Flisol-br] FLISOL 2016 #semUbuntu

Quarta Fevereiro 3 17:38:00 BRST 2016

Algumas questões relacionadas ao FLISOL:

1 - O FLISOL não é só um "Festival de Instalação de GNU/LInux", nosso
papel, de acordo com a vontade do usuário que nos procura, é ajuda-lo na
instalação e configuração de qualquer Software Livre, inclusive em sistemas
operacionais não livres. Claro que temos o papel de oferecer um "serviço
completo", substituindo o sistema operacional não livre do usuário, mas só
se assim ele desejar.

2 - Nenhum usuário é descriminado no FLISOL! Usuários podem e serão bem
vindos se chegarem com sistemas operacionais não livres ao evento. Não são
exatamente esse nosso público alvo? Mas substituir seu sistema é uma
escolha pessoal, que devemos respeitar!

3 - Se um usuário de Windows ou MacOSX é bem vindo ao FLISOL, é claro que
usuários de Ubuntu e qualquer outra distribuição, mesmo que não livre, são
bem vindos. Inclusive, se um usuário de Ubuntu por exemplo pedir ajuda para
instalar um Software Livre, isso não configura nenhum sacrilégio.

4 - Todos tem a direito individual de instalar o que quiser na sua própria
máquina ou na máquina de um usuário que pedir ajuda e estiver de acordo,
inclusive software não livre. Mas o FLISOL é o Festival Latino-americano de
INSTALAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE, portanto ao concordar em realizar o evento,
devemos estar cientes que devemos apenas instalar Software Livre.

5 - Quanto à drivers não livres, não existe um consenso da organização
internacional sobre o assunto. A minha opinião é que devemos evitar a
instalação de drivers não proprietários, e explicar muito bem a situação
para o usuário. Caso isso seja um grande problema para realizar a
instalação, recomendo que pelo menos não use uma distribuição que venha já
com esses drivers, pois para o usuário será transparente, e não vai
entender o problema da questão.