[Flisol-br] FLISOL 2016 #semUbuntu

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Fevereiro 10 15:22:47 BRST 2016

Olá Curitiba Livre,

Linda carta. Muito esclarecedora e politicamente correta.

Depois de reler fiquei com algumas dúvidas que compartilho com os colegas para debatermos:

1 - Partimos da premissa de que no FLISOL se deve instalar apenas Software Livre, certo?

2 - Vocês acreditam que quando um voluntário foi aceito para participar de um FLISOL, ele está aceitando o compromisso de instalar apenas Software Livre?

3 - Porque fica a critério do voluntário a decisão de instalar ou não de software não livres? Ele poderia optar por instalar Windows ou MacOS no FLISOL e isso seria aceitável?

4 - A campanha FLISOL 2016 #semUbuntu tem o objetivo de manter o debate da importância do Software Livre em destaque gerando polêmica. Porque vocês acham que a polêmica gerada ano passado trouxe benefícios mas este ano não trará?

5 - Vocês não acham que voluntários que pessoalmente acreditam ser aceitável usar blobs, drivers e programas não livres, tende a minimizar a gravidade de seu uso, e portanto influenciando de maneira negativa os usuários?

6 - Como vocês avaliam que a sociedade fará pressão sobre os fabricantes de hardware e desenvolvedores de software para termos um FLISOL ideal, se vocês mesmos estão sendo condescendentes com a instalação de software não livre sempre que o voluntário quiser?

Infelizmente o posicionamento de vocês, como coletivo, é conciliadora e condescendente demais com a instalação de softwares não livres por deixar a decisão a cargo dos voluntários.
Ela promove a manutenção do "status quo", onde a instalação de blobs, drivers e softwares não livres parece ajudar a disseminação de Software Livre, o que é falso.
Enfraquece o debate sobre a importância do Software Livre afirmando que "o possível" é a instalação de softwares não livres, quando esse não é objetivo do FLISOL, nem do Movimento Software Livre.

Sugiro que reavaliem o seu posicionamento no FLISOL para permitir apenas a instalação de Softwares Livres, não deixando a decisão nas mãos dos voluntários. E não enfraqueçam o debate, afinal o Movimento Software Livre não é sobre o que é possível, mas sobre o que é certo. Software não livre, nunca é certo.

Saudações Livres!