[Flisol-br] O Que Não Podemos Fazer E O Que Devemos Fazer

laranjatomate laranjatomate em riseup.net
Sábado Fevereiro 13 20:37:00 BRST 2016

Não quero ofender ninguém, mas vejo isso como vejo as igrejas cristãs:
Na igreja católica batiza-se compulsoriamente os bebês. Aí quando a
pessoa está na adolescência ela quer ter mais tempo para os amigos,
passa a saber umas coisas a mais e se revolta, deixando de ir à missa.
Os evangélicos preferem explicar bem explicadinho como é a doutrina
cristã e deixar o adolescente com discernimento entender que precisa do
batismo. Aí a pessoa passa a participar da igreja de maneira mais firme.
O que quero dizer com isso?
Eu nunca fiz questão de já ir instalando GNU/Linux ou outros softwares
livres logo de cara para quem aparece no Flisol, especialmente se nunca
viu um software livre sendo executado diante de si. Prefiro ir
explicando a ideologia que os cercam e suas vantagens técnicas para,
quem sabe, daqui a uns 6 meses a pessoa queira instalar alguns deles.
Quem instala logo de cara sem saber do que se trata direito tem grande
chance de desanimar na primeira tribulação (exemplo: uma impressora que
não funciona) e abandonar o software livre falando mal dele para os
demais.

Eu sei, irmãos e irmãs da "igreja" do Stallman, é difícil decidir a
linha até onde se pode ir sem estarmos corrompendo nossos ideais.
Tipo... até que ponto Marina Silva pode ir nas campanhas dela e ainda
ser ecologicamente correta.

:{)