[Flisol-br] Data do FLISOL 2017

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Sexta Janeiro 20 11:44:06 BRST 2017

Olá,

Estou sim pensando em organizar o FLISOL aqui em Balneário Camboriú.

Porém, estou pensando em alguma forma de fazer o evento sem gastar
dinheiro para alugar o espaço, provavelmente terei que negociar com o
dono de um espaço para convencer ele a aceitar que eu peça doações de
alimentos aos visitantes.

Eu não sei se eles realmente fazem uso de algum sistema de gestão de
eventos, mas talvez a própria FSF ajude a descobrir um bom sistema para
estes casos.

Pessoalmente, até que eu encontre outro jeito, gerarei os certificados
coletando as informações via contato prévio do interessado e na entrada
e saída do evento, e depois passo os dados de presença para o
LibreOffice para fazer a mala direta (que pegaria, por exemplo, os
valores das colunas Nome, e Horas) para fazer o mesmo documento várias
vezes de forma automática. :)

Recentemente descobri que ppoderia fazer o mesmo com um documento
escrito em LaTeX, os dados em CSV, e o GNU Awk (pois este é capaz de ler
CSV usando quase que somente uma linha). Assim posso deixar ele fazer os
certificados sem precisar carregar algo tão grande. :D

Com isso, eu não preciso hospedar nada, posso receber as inscrições de
palestras, e também os dados dos interessados em adquirir os
certificados, tudo isso via e-mail ou qualquer meio de comunicação que
eu estabelecer (até mesmo via telefone, se estabelecido).

Também não preciso me preocupar com bisbilhoteiros, pois posso proteger
as informações do pessoal com GnuPG.

Happy hacking! :)