[Flisol-br] Ubuntu na install fest PODE OU NÃO PODE ?

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quarta Março 22 17:36:02 BRT 2017

Lembra quando falei que devemos explicar para a sociedade a importância
das quatro liberdades essenciais de software livre? Pois bem, se
pararmos para analisar, a resposta do colega no fórum, apesar de ser
rude (na minha opinião), tem certo fundamento.

Acontece que assume-se que o usuário, por mais leigo que seja, consegue
entender e apoiar, mesmo que apenas em atitudes pequenas e pessoais, a
causa do movimento. O objetivo é torná-lo um eventual ativista, sem a
necessidade de ele entender sobre computação.

Todavia, quando se omite as explicações sobre o real obtjetivo do
movimento, e quando se prioriza valores "do consumidor", tais como
"segurança", "qualidade", "transparência", entre outros, apenas estamos
apresentando algo que atenda as espectativas atuais da pessoa, mas não
necessariamente atendendo as necessidades da sociedade como um todo, e
asssim superando suas espectativas.

--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com