[Flisol-br] Fwd: [SFD-discuss] Introducing TTCS OSSWIN 2.0 - a collection of Free and Open Source Software for Windows available for download with an all new web user interface and video clips of various programs

Adonay Felipe Nogueira adfeno em hyperbola.info
Quarta Março 14 11:14:23 BRT 2018

> sei lá... parece que não combina muito SL com Windows...

Ironicamente, sou obrigado a concordar. Mas, agora abordando o problema
com mais seriedade digo que: usar um pouco de /software/ livre é melhor
do que nada, o que não podemos fazer --- e esse é o ponto que muitos se
confundem --- é instalar/ensinar/compartilhar/vender/recomendar
/software/ não livre ao usuário final (nem se quer aqueles que são
incluidos misturados em uma "mera agregação", como no caso das
distribuições de sistemas ou repositórios não cometidos ao movimento). A
mesma regra vale para dados não funcionais que não são pelo menos
legalmente compartilháveis por via de licença.

Além disso, não sei se vocês estão inscritos na lista SFD-Discuss, mas
lá mencionei que parece haver trabalho triplicado aqui. Inicialmente a
UNESCO já vinha trabalhando há anos com a FSF *e* com a comunidade do
/software/ livre pra manter o Free Software Directory (tradução
aproximada do inglês ao português brasileiro: diretório do /software/
livre) ([1]), atualmente a FSF segue mantendo o mesmo com os
voluntários, e nos reunimos todas as sextas-feiras no canal IRC #fsf em
chat.freenode.net para focarmos em uma área específica do FSD. Eu gosto
da ideia do CDLivre --- apesar de não saber se realmente está cometido
ao movimento ---, principalmente por tentar trazer descrições em
português brasileiro, estou me planejando para um dia participar de uma
reunião em #fsf sobre o FSD ([1]) para propor e ajudar na implementação
de descrições em multiplos idiomas para as entradas listadas lá ([1]),
visto que isso nos pouparia o trabalho de ter que manter projetos
separados, bastaria somente traduzir as descrições.

Como mencionei em SFD-Discuss, o FSD possui uma categoria que mostra
/software/ livres para Windows.

Sobre como você pode contribuir ao FSD: como exemplo, cito o meu caso,
comecei "pequeno", participava timidamente das reuniões sobre o FSD,
geralmente apenas adicionando programas de computador para serem
avaliados por outros, até que um dia decidi ajudar nos aprimoramentos do
/site/, fiz inclusive um indicador ([2]) que mostra se o escritório da
FSF está sob horário de verão, e também contribuí compartilhando com
eles, e com os visitantes do FSD --- como é mostrado na página principal
([1]) ---, uma técnica ([3]) que permite qualquer pessoa ver a data e o
horário da próxima reunião de acordo com o fuso horário do visitante,
sem necessidade de usar a Internet, bastando para isso ter o GNU `date'
instalado. Também fiz um /script/ ([4]) que faz uma avaliação
*preliminar* de determinado conjunto de arquivos-fonte para avaliação de
inclusão no FSD, e estou auxiliando na avaliação de alguns /software/
populares mas cujo seus estados de liberdade do /software/ são
controversos, desconhecidos ou merecem ser revisados ([5]) --- para o
caso destas avaliações, o pessoal do FSD precisa de muita ajuda, e eu
também, visto que se tratam de projetos muito grandes e com hábitos
muito porcos do ponto de vista da segurança, do mantenimento, e em
alguns casos das práticas legais.

[1] <https://directory.fsf.org/wiki/Main_Page>.

[2] <https://directory.fsf.org/wiki?title=Template:TZAbbrev&oldid=49406>.

[3] <https://directory.fsf.org/wiki?title=Template:IRC_text&oldid=49306>.

[4] <https://directory.fsf.org/wiki/Free_Software_Directory:Participate/Script_aid>.

[5] <https://directory.fsf.org/wiki/Free_Software_Directory:Free_software_evaluation>.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com