[GIMP-BR] Wine, GImp Painter e mesa digitalizadora

Joao S. O. Bueno jsbueno em python.org.br
Terça Abril 30 08:46:17 BRT 2013

Oi Mozart e outros --

Olha  - sobre esse problema específico não sei o que voce pode fazer
- Meu palpite é que a emulação do Winenão chega até o nível de
dispositivos de entrada menos usados como tablets - mas o wine já me
surpreendeu antes.
COpiar as coleçẽo de pinceis do GIMp Painter para o GIUMP no Linux
deve ser relativametne tranquilo - outras modificaçẽos deles, podem
não ser possíveis.

O GIMP Paitner, mesmo sendo legal, acabou sendo um outro caso de getne
que trabalhou em cima da base de código do GIMP, mas sem se preocupar
em manrer um diálogo com os desenvolvedores principais no sentido de
integrar as coisas. (Ao contrário de inciaitivas anteriores, como o
GIMPShop, até que houve o contatoe foi amigável - mas como muitas das
coisas em Software Livre -principalemten na área específica de
ferrametnas de imagens - todo o trabalho é feito voluntariamente - e
ninguem se predispoz a ver oqeu poderia ser feito no sentido de
integração.

A mesma coisa vale para o Qt: não é por questão de "vou ser chato"
que o pessoal do Qt optou por suportar apenas uma marca de tablets: é
que suportar todas demanda trabalhao, demanda acesso a hardware,
coisas que uma Adobe cobre colocando N pessoas pra trabalhar nisso com
uma fração de suas receitas - mas que fica bem difcicil com trabalho
voluntário - ou mesmo empreendimetnos patrocinados dentro do Software
Livre s eo patrocinio naoi for especifico pra isso.

Uma boa notícia é que na ultima LGM resolveram criar um formato
especifico de arquivos de pacotes de pinceis que deve ser aceito nos
principais programas livres - em particular GIMP, MyPaint e Krita - de
forma que  as modificações do GIMP Paint Studio, no futuro, não erão
necessárias para usar pinceis do MyPaint no GIMP.

 js
-><-