[gt-educacao] Ajudar a entender como funciona o ensino formal

Marcos Antonio Rufino do Egito maregito em gmail.com
Quinta Agosto 16 08:49:32 BRT 2012

Bom dia!

Sou o Marcos Egito, estive la no fisl em alguns momentos no GT, mais estava
mesmo a todo tempo na correria da robótica.

Seguinte, a muito que milito SL (desde 94), e estou envolvido com formação
(Ministrando cursos, Oficinas, Laboratórios ...), com software livre e
robótica livre.

Sempre me incomodou a forma como se ensina, tanto no ensino formal como no
profissionalizante  e técnico, comecei a  estudar Sistema visto que ja era
da área, ja fazia algumas coisas, porem larguei tudo e estou entrando de
cabeça em pedagogia, e estou amando!

Bom ja a algum tempo venho lendo e pesquisando sobre Robótica educacional,
inclusão digital, ..., agora estou buscando entender como funciona o ensino
formal.

exemplo:  qual os objetivos das aulas de matemática  aplica a quita serie,
apenas o uso dela, ou introduzir o indivíduo num universo que a matemática
se faz presente em peso, medidas, ...

E partido desse entendimento, buscar interação (não sei se esta seria a
palavra) das tecnologia com essa matéria, propondo atividades que levem ao
objetivo, de forma prática atraente, fazendo com que o indivíduo tome gosto
pela disciplina.

Por fim!
Gostaria de contar com a colaboração de vocês, para me ajudar a entender
como funciona o ensino formal (sim não sei se Formal é palavra certa) no
que diz respeito aos objetivos das aulas.

Agradeço e espero ter sido claro!

--
Marcos Egito
GNU/Linux User #491326

"Sabedoria é não dizer nada, quando tudo que queremos é falar tudo,
sabedoria é saber calar, para poder dizer mais com o silêncio!"
(Eu)